Geral

União e Estado reforçam alinhamento na prevenção à gripe aviária em SP

Foto: Sergio Andrade/SAA-SP

Medidas de controle da influenza aviária no Estado de São Paulo foram discutidas em reunião entre representantes do governo federal e do governo estadual na manhã desta segunda-feira (29). Até o momento, não há casos de influenza aviária registrados em produções comerciais brasileiras, mas já foram confirmados 13 casos em aves silvestres no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Na última sexta (26), o ministro Carlos Fávaro solicitou aos superintendentes que mantivessem a mobilização em seus Estados. Andréa Moura, superintendente em São Paulo, prontamente agendou o encontro com o secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado, Antonio Julio Junqueira de Queiroz. Os dois titulares e assessores se reuniram na sede da SAA.

As equipes descreveram as principais ações de vigilância e devem reforçar os contatos com as secretarias municipais de Agricultura, especialmente das cidades litorâneas. O alinhamento das ações preventivas deve envolver as secretarias de Saúde, do Meio Ambiente, da Educação e a Defesa Civil. Novas reuniões devem ser agendadas para os próximos dias.

A distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para servidores que fazem a coleta de aves e a orientação para que a população não manipule animais mortos ou doentes também foram debatidas. As ações de comunicação devem ser centralizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Brasília.

Participaram do encontro, além de Andréa e Antonio Julio, o superintendente substituto Esequiel Liuson; o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa), Fábio Paarmann; o secretário executivo de Agricultura, Marcos Renato Böttcher; o coordenador da Defesa Agropecuária – CDA, Luís Fernando Bianco; o coordenador substituto da Defesa Agropecuária, Willian Corrêa; o coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim; e o coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *