Transporte gratuito de calcário chega a 365 toneladas
Foto: Divulgação
O serviço que oferece frete gratuito de calcário para pequenos produtores rurais de São José dos Campos chegou a 365 toneladas transportadas no ano passado, um aumento de 28% em relação a 2020 quando registrou 285 toneladas.
Também foi registrado um aumento de 31% no número de agricultores beneficiados. Em 2020 um total de 29 produtores utilizaram o serviço. No ano passado, esse número saltou para 38.
São José dos Campos é um dos únicos municípios brasileiros a oferecer o serviço de transporte de calcário de forma gratuita. A manutenção e ampliação do benefício faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.
Produtores rurais interessados podem requisitar o serviço por meio da Central 156 ou comparecer diretamente em uma das unidades do Ponto Rural, no bairro Alto da Ponte, região norte, e no distrito de São Francisco Xavier.
O calcário geralmente é transportado desde Taubaté, que possui uma empresa extrativa do mineral e é uma das principais fornecedoras de matéria-prima do país.
O serviço é feito por caminhões adequados ao transporte e manejo do produto contratados pela Prefeitura de São José dos Campos.
Análise do solo
Além do frete gratuito de calcário, a Prefeitura também auxilia os pequenos produtores encaminhando amostras de solo para análise em laboratório.
A análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo, permitindo avaliar a necessidade de calagem e a quantidade de calcário a ser utilizado.
A aquisição do calcário e a análise de solo são custeadas pelos produtores.
Mais informações
Ponto Rural Alto da Ponte: Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. Tel. (12) 3911-6915
Ponto Rural São Francisco Xavier: Rua XV de Novembro, 1.900, Centro. Tel. (12) 3926-1790
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Tel. (12) 3878-9534