Tecnologia é aliada dos microempreendedores para impulsionar os negócios
Ferramentas de gestão administrativa, financeira e de mídias sociais otimizam processos e ampliam visão sobre o mercado
O município de Pindamonhangaba ganhou 700 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) de janeiro a junho de 2019, aponta o relatório estatístico do Portal do Empreendedor, que disponibiliza em tempo real o total de MEIs cadastrados em todo o Brasil. Com a quantidade de pequenos empresários crescendo, é essencial estar atendo às tendências de mercado para permanecer competitivo.
Luana Kelly, docente da área de gestão e negócios do Senac Pindamonhangaba, explica que o acompanhamento e a incorporação de tecnologias, novas ferramentas de gerenciamento e de análise de mercado ao negócio geram vantagens para o empreendedor frente à concorrência e ganho de tempo dentro da empresa.
“Atualmente, existem os softwares que otimizam a gestão financeira, configurando a ordem de todo o processo de compra, desde divulgação do produto ou serviço, concretização da venda e encaminhamento dos lucros. Com essa informatização, o empreendedor ganha tempo para desenvolver outras ações estratégicas para o negócio”, afirma.
Tamires Camargo, docente da área de tecnologia da informação na unidade, reforça que além de aperfeiçoar as atividades administrativas e financeiras com o uso de softwares, estar presente nas mídias sociais é de extrema importância, já que ajuda a promover a marca ou o serviço, além de criar e consolidar o relacionamento do empresário com o cliente.
“As plataformas relacionadas com as mídias sociais são capazes de apresentar dados que comparam permanência do público na página, quantidade de compartilhamentos, engajamento dos usuários e a taxa de conversão em compras. Também fornecem condições para que o microempreendedor reaja de forma rápida e tome decisões importantes para seu negócio”, enfatiza.
A partir dessas informações, é possível conhecer melhor o público-alvo, o tipo de conteúdo que ele gosta de visualizar, o que ele procura na internet e sua frequência de compra. “Esses insumos orientam na definição da melhor estratégia de comunicação, como quantidade e horário de postagens, design e formato do conteúdo, principais mídias que devem ser utilizadas, sempre acompanhando e mantendo o relacionamento com o cliente conectado”, finaliza.