Tecnologia do CSI ajuda GCM e PM a recuperar carro roubado
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Guardas civis municipais e policiais militares de São José dos Campos prenderam, na manhã desta quarta-feira (9), um homem suspeito de ter roubado um carro poucas horas antes.
Os guardas e policiais militares que atuam de forma integrada no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) avisaram as equipes operacionais sobre a ocorrência.
Após o percurso do veículo ser monitorado pelas novas câmeras inteligentes, o suspeito foi detido na Vila São Bento, na região central.
O carro foi devolvido ao proprietário e o suspeito ficou à disposição das autoridades.
Novas câmeras
O CSI foi implantado pela Prefeitura em 6 de abril último e conta com mil novas câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade.
A Prefeitura disponibilizou minicentrais do CSI para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que têm contribuído nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.
A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.
Mais segurança
São José também possui um sistema inovador e integrado de monitoramento do trânsito e segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.
Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.
Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança.
Os portais de segurança ajudaram São José a registrar em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.
Nos sete primeiros meses de 2021, os casos de roubos e furtos de veículos em 2020 tiveram redução de 66% na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida.