Tecnologia ajuda a Fiscalização a manter a estética urbana
Foto: PMSJC
Usar a tecnologia para otimizar os serviços prestados para a população já faz parte do DNA de São José dos Campos. Para o Departamento de Fiscalização da Prefeitura, a tecnologia vem eliminando etapas do trabalho que antes demandavam dias.
Desde que a Fiscalização passou a usar a ferramenta SãoJoséView –criada pela Prefeitura e que concentra um banco de dados com informações diferenciadas sobre a cidade– os serviços ligados ao ordenamento urbano têm sido realizados com mais rapidez, mantendo São José limpa e organizada.
Ações como a fiscalização da limpeza e conservação de lotes e construções, por exemplo, são feitas a partir da identificação dos problemas por meio de imagens obtidas por satélites pelo SãoJoséView, sem a necessidade de enviar um fiscal ao local para constatar o problema.
A partir do uso da ferramenta em 2020, as ações feitas pela Fiscalização aumentaram significativamente, já que a identificação dos problemas ficou mais rápida. No primeiro trimestre de 2021 foram 1.418 ações. A alta continuou esse ano, com 859 ações de janeiro a março.
O número é mais que o dobro do registrado em 2019 por exemplo, com 360 ações no trimestre. As ações da Fiscalização mantêm a cidade limpa e organizada.
“O advento das ferramentas de georreferenciamento como o SãoJoséView e a Plataforma WebVis elevou o nível da fiscalização da conservação de imóveis no município a um novo patamar, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho realizado e, acima de tudo, mais qualidade no serviço ao munícipe”, afirmou Alexandre Tanaka, chefe de Fiscalização de Estética Urbana e Publicidade.