LazerLorena

Teatro a Bordo estaciona em Lorena nesta sexta-feira (08/07)

A rosa dos ventos sopra o destino de uma trupe de artistas santistas que viaja – de forma virtual e também presencial, a bordo de um contêiner – recolhendo memórias de cada região do Brasil. Esse é o Teatro a Bordo – Caixola de Histórias, projeto que estaciona nesta semana em Lorena, com apresentações gratuitas – que envolvem projeções de filmes e apresentações de artistas da cidade – na Arnolfo de Azevedo, no centro da cidade.

A programação é diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos, já que o caminhão-palco é autossustentável utilizando energia solar para abastecer seus equipamentos de som e luz. 

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. 

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR RioSP, com realização do Grupo Teatro a Bordo.

Itinerância virtual

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Porém a circulação presencial, prevista para ocorrer em 2020, precisou ser adaptada durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, parte do projeto ocorreu naquele ano através de oficinas virtuais de contação de histórias. Neste ano de 2022, com a liberação da realização de eventos nos municípios, o Grupo retorna às praças e ruas. 

“Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli. 

Todo o material criado neste período pode ser acessado no site ou nas redes sociais do projeto: 

https://caixoladehistorias.com.br/

https://facebook.com/teatroabordo

https://instagram.com/teatroabordo

https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *