Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com
O Vôlei Taubaté enfrenta o Sesi-SP neste sábado, 19, às 21h30, no ginásio do Abaeté, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista. O confronto já virou um clássico do vôlei nacional, por isso, detalhes fazem toda a diferença. A equipe taubateana se prepara, e tem traçado estratégias para vencer o primeiro duelo.
Em uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, 17, oposto Leandro Vissotto e o ponteiro Lipe destacaram como o time taubateano deve se comportar para alcançar a vitória diante da torcida.
“O vôlei é um individualismo coletivo. A gente tem que juntar a nossa força de grupo com a nossa força individual. A base do jogo passa pelo saque. Um time como o Sesi-SP, se tiver o passe na mão, a gente conhece o William, que dispensa comentários. Então, o jogo passa por um bom saque, bom sistema de bloqueio e defesa e fazer o nosso side-out. Temos que fazer tudo bem. Chegamos no alto nível e não tem como você falar: “tem que fazer isso porque vai dar certo no jogo”. A gente tem que fazer todos os fundamentos da mesma forma, um dia vai funcionar mais um, tem dia que o saque não vai entrar e temos que tentar reverter, dependendo, com um bloqueio, defendendo mais. Mas a base é isso: forçar o saque, deixar quebrar o passe do adversário para construir o ponto”, ressaltou Vissotto.
Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com
“Tudo o que temos feito nos treinos, temos trabalhado forte. É dedicação máxima em todas as bolas, atenção, qualidade técnica, sacar muito bem. A gente sabe que o William com a bola nas mãos é um perigo. O que fizemos no último jogo contra eles foi muito bacana. Tentar desempenhar daquela forma. Sacar muito bem, uma organização de bloqueio e errar pouco. É uma coisa que a gente acaba repetindo nas entrevistas, mas é uma coisa que no voleibol, quem erra um pouco menos acaba vencendo. O detalhe que nos referimos é esse errar um pouco menos. Sacar muito bem e errar um pouco menos, acredito que vai trazer a vitória para nós”, acrescentou Lipe.
Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com
As equipes já estão acostumadas a se enfrentarem em momentos decisivos. Na última temporada, se encontraram nas finais do Campeonato Paulista e da Superliga Masculina. Em ambas, o Taubaté levou a melhor e ficou com o título.
Foto: Renato Antunes/Maxx Sports Brasil
Diante disso, Lipe e Vissotto ressaltam a importância de conquistar uma vitória neste primeiro jogo, em casa.
“Eles têm a vantagem, teoricamente, de decidir lá, mas nós temos a vantagem de sair com uma boa vitória aqui e precisar vencer um set só lá, que foi o que já aconteceu em outras oportunidades de campeonato paulista. Então, é aproveitar esse momento em casa, sair com uma vitória aqui e depender apenas de, no mínimo, um golden set lá. Isso no caso de uma derrota (no segundo jogo), que é uma coisa que a gente também nunca bota na cabeça essa possibilidade. A gente sempre trabalha com a possibilidade de vitória. Vencer aqui em casa e depois pensar no resultado lá na frente. O objetivo, obviamente, é a nossa vantagem hoje é jogar o primeiro jogo em casa”, comentou Lipe.
“É uma partida de dois jogos. Se ganharmos aqui, não é garantia nenhuma que vamos passar adiante. Vamos estar frente à nossa torcida, temos que vencer certamente, mas sabemos que lá também tem a chance do golden set. Então, os dois times têm duas oportunidades de fazer um bom resultado e também de reverter caso um resultado não seja o esperado. O foco é vencer aqui e tentar vencer lá para liquidar em dois jogos. Mas o golden set deixa tudo em aberto”, disse Vissotto.