Taubaté Shopping recebe lançamento de programa que promove o acesso à prática esportiva para alunos com deficiência
Agora, os alunos com deficiência, integrantes do sistema de ensino municipal de Taubaté, terão acesso à prática esportiva de forma ainda mais segura, saudável e orientada por profissionais capacitados para fomentar o esporte paralímpico no município. Esse é o objetivo do programa EAFI Paradesportivo EPT/NAPE, que será lançado pela Prefeitura de Taubaté nesta quinta-feira (14), às 11h, no Centro de Eventos do Taubaté Shopping (espaço do antigo Supermercado Villarreal).
Na ocasião também vai acontecer a assinatura da parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro, tornando Taubaté um dos núcleos do Centro de Referência Paralímpica no país. Anderson de Souza Cruz, coordenador de Modalidades da Secretaria de Esportes da cidade, conta que a iniciativa é uma grande conquista para a contribuição das vivências esportivas e sociais dos participantes. “O esporte é uma ferramenta muito importante para a formação de um cidadão e ele sendo executado em parceria com a educação fica muito mais completo”, comenta. “Esse projeto já nasceu grande e nós da Prefeitura Municipal de Taubaté como Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e Secretaria de Educação vamos trabalhar muito para torná-lo gigante”, reforça Anderson.
Para o atleta paralímpico e recordista mundial, André Rocha, que também é natural de Taubaté, o projeto é uma vitória para as crianças e adolescentes que terão a chance de, assim como ele, encontrar no esporte uma nova forma de enxergar a vida. “Descobrir-se no esporte é ver na prática o quanto somos capazes. É nos motivar diariamente para quebrar os nossos próprios recordes. E quando tudo acontece enquanto você representa o seu país é realmente incrível”, destaca André.
Sobre o programa
Uma das primeiras ações realizadas no contexto do paradesporto escolar foi a captação de alunos do sistema de ensino municipal. Inicialmente, em 10 escolas nos meses de fevereiro a abril. As atividades acontecem em 4 polos, complexos esportivos das escolas (Sedes, EMEF Prof. Judith Campista Cesar, EMEF Evaristo) e uma escola de natação particular (CunzoloAcqua Fitness), para as atividades práticas. As aulas estão divididas em 3 modalidades: atletismo, ciclismo e natação.
Os 15 primeiros alunos selecionados realizam aulas no contraturno das aulas regulares e as atividades são, diariamente, conduzidas por 5 professores de Educação Física. Antes do início das atividades, as crianças foram avaliadas e seus responsáveis apresentaram laudo médico contendo o cid.10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde), para identificar limitações e necessidades de adaptações da metodologia de trabalho.