Cozinhar, conversar, descobrir, compartilhar, debater, conhecer e se deliciar: o Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura chega à sua terceira edição com mais de 350 atividades durante todo o mês de outubro nas unidades do Sesc da grande São Paulo, Interior e Litoral.
Com esses valores a edição 2019 do Experimenta levanta o questionamento: Nós somos aquilo que comemos? Ou comemos aquilo que somos?
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “O direito humano à alimentação adequada vincula-se ao respeito pela identidade cultural, tecida na ritualidade dos sabores e fazeres criados dia a dia por uma dada comunidade, por uma região ou por grupo de pessoas.” Miranda complementa: “Alinhado aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde.”
Quando misturamos o que comemos com o ideal de vida saudável, surgem imediatamente vários conceitos sobre alimentos que fazem mal ou bem, que são indicados ou proibidos. Ao longo das últimas décadas, o ato de comer foi colocado em uma posição muitas vezes desconfortável, com julgamentos e culpa. Ao mesmo tempo, a relação entre os padrões de beleza corporais foi colocada como indicador de saúde ou doença.
Para trabalhar na construção de uma relação saudável com a comida, em que a alimentação seja abordada dentro de um contexto amplo, que tenha o prazer como elemento tão importante quanto o benefício nutricional de cada alimento, diferentes atividades contam com nutricionistas que abordam os comportamentos alimentares.
O Sesc Taubaté oferece durante o Projeto Experimenta uma série de atividades a partir do dia 16, como palestras, vivência e feira de produtos orgânicos.
A palestra
Nutrição Comportamental e o Comer Intuitivo, com a nutricionista
Marle Alvarenga abre as atividades, no
dia 16,
às 19h30, O objetivo da nutrição comportamental é um comer que atende e respeite os sinais internos de fome, apetite e saciedade, sem dietas restritivas e fazendo as pazes com a comida e o corpo.
No dia 17, às 19h30 a vivência Jantar às Cegas: Biodiversidade e Sabor, com a equipe do Mato no Prato. Os participantes vivenciarão um jantar às cegas, com ambientação e sonorização especiais e ingredientes inusitados. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Se houver mais interessados do que a quantidade de vagas, será realizado um sorteio com as pessoas presentes.
No dia 19 vão acontecer três atividades, cada uma abordando um tema diferente. Às 10h, o Sesc oferece a Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, realizado em parceria com o coletivo Fazedeiras da Serra. Nesta feira, o público terá contato direto com produtores de hortifrútis e de alimentos artesanais da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. Além da exposição e comercialização de produtos, serão realizados bate-papos com produtores. Tragam suas sacolas retornáveis!
Ainda na parte da manhã, às 11h, é realizada a palestra Geleia combina com o quê?, com Regina de Araújo, produtora da Geleia Boa. As geleias tradicionalmente são consumidas no café da manhã ou no chá da tarde, com torradas e pães. Descubra outras sugestões para esses produtos.
Finalizando as atividades do experimenta, às 15h, acontece a palestra Conhecendo o Processo: Do Cacau à Barra de Chocolate, com a chocolatier e produtora artesanal, Adriana Gasparin. Nesta palestra a chocolatier fará uma abordagem do que acontece desde a colheita do cacau até o momento em que o chocolate é embalado.
Todas as atividades são gratuitas.