Taubaté promove evento para conscientização e prevenção do diabetes
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Taubaté, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo domingo, dia 14 de novembro, das 9h às 14h no parque do Sedes um evento para conscientização e prevenção do Diabetes.
A data celebra o Dia Mundial do Diabetes e a ação integra a Campanha de Combate a Diabetes desenvolvida pela Secretaria de Saúde. Na ocasião, serão realizadas triagem da condição de saúde, aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, pesagem e testes de glicemia capilar. Além dos cuidados em saúde, o evento conta com apresentações musicais.
Os protocolos sanitários e de saúde devem ser mantidos, sendo obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social em caso de filas e utilização do álccol em gel.
Ás 10h o Quarteto de Cordas, do Centro Cultural Toninho Mendes, traz música de qualidade ao público. O Quarteto foi formado este ano por servidores da Secretaria de Turismo e Cultura com o objetivo de democratizar o acesso a cultura, por meio da música, incluindo no repertório desde canções de estilo clássico até o rock. A partir das 13h, a diversão fica por conta do Sexteto Taubabrass, grupo formado por instrumentos de metais e percussão. No repertório eclético, músicas que vão do erudito ao jazz.
A entrada no parque será liberada somente pelo portão da Avenida Benedito Elias de Souza e o local estará aberto normalmente para a população visitar, praticar esportes e realizar outras atividades.
Reforçando que, de 16 e 19 de novembro, sempre pela manhã, todas as unidades de saúde da Atenção Básica participam da Campanha de Prevenção e Combate a Diabetes e realizam atividades promovidas pelas equipes de cada local.
A campanha tem como objetivo detectar novos casos da doença através de teste de glicemia capilar na população em geral, tanto em homens quanto em mulheres. Existe uma estimativa de que em Taubaté o número de diabéticos possa chegar a quase 20.000 pessoas, muitas das quais nem sabem que estão diabéticas ou pré-diabéticas, por isso a necessidade das campanhas de triagem.
O diabetes se caracteriza pelo aumento nos níveis de glicose no sangue, o que pode acarretar lesões em órgãos vitais como rins, coração e cérebro, além de distúrbios na circulação sanguínea, o que pode levar a perda da visão e lesões graves nos pés, por exemplo. O diabetes está entre as doenças crônicas mais comuns entre os adultos e com grande potencial de complicação, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. O tratamento inclui acompanhamento médico regular, entendimento pelo paciente de todos os detalhes de sua doença e suas complicações, dieta saudável, prática de atividade física, controle do peso, uso de medicamentos orais ou injetáveis, da forma correta e sob orientação médica e da enfermagem e tratamento precoce das complicações.