Taubaté é destaque nacional em promoção de saúde e saneamento
Pela segunda vez consecutiva, Taubaté é destaque em nível nacional pela promoção da saúde vinculada ao saneamento básico. Os indicadores fazem parte de um levantamento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
De acordo com o ranking Abes da Universalização do Saneamento 2018, Taubaté possui uma taxa de internação de 3,93 pacientes para cada grupo de 100 mil habitantes por conta de Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI). Este é o segundo menor indicador do país no grupo de municípios de grande porte. Para se ter uma ideia, a média dos municípios de grande porte com altas pontuações e classificado como “rumo à universalização” foi de 23,96 internações para cada grupo de 100 mil habitantes.
Em sua maioria, as DRSAI são típicas de ambientes precários, sem saneamento básico ou com saneamento inadequado. Para este estudo, dentre as DRSAI, são analisadas as doenças de transmissão feco-oral (diarreias, febres entéricas, hepatite A). Sobre elas, calculou-se a taxa de internações média por 100 mil habitantes.
Além das internações, o estudo também avalia o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. Taubaté integra o estudo dentro do grupo de municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes.
Pesquisa.
Nesta edição, o ranking da Abes passou a abranger 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento – SNIS1 as informações para o cálculo dos indicadores. Com esta mudança, quase 2.000 municípios passam a compor o ranking. Os dados avaliados foram relativos ao ano de 2016.
De um total de 500 pontos possíveis, Taubaté atingiu 496,97 e integra o grupo de municípios dentro da categoria rumo à universalização. Cidades que obtiveram entre 450 e 489 pontos foram classificadas dentro do grupo de compromisso com a universalização. Quem ficou com pontuação abaixo de 450 pontos integra o grupo dos primeiros passos para a universalização.
Indicadores de Taubaté
Abastecimento de água – 100%
Coleta de esgoto – 97,03%
Tratamento de esgoto – 100%
Coleta de resíduos sólidos – 99,94%
Destinação adequada de resíduos sólidos – 100%
DRSAI – 3,93
Pontuação – 496,97