SPDM e Prefeitura dão início a mais um grupo de enfermeiros trainee
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Foi iniciada nesta semana a 9ª turma do Programa Enfermeiro Trainee, projeto da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, e a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que administra o HM (Hospital Municipal). O projeto existe desde 2010 e dos 64 enfermeiros que já participaram, 54 foram contratados.
No projeto, profissionais recém-formados há até dois anos em enfermagem, que geralmente não tem muita experiência prática e gerencial, têm a oportunidade de vivenciar e atuar no dia a dia das unidades de saúde pública do município.
As turmas têm duração de um ano e os profissionais já são contratados via CLT (Código de Leis Trabalhistas), com a possibilidade de contratação imediata como Enfermeiro Pleno após o término deste período. O programa capacita os profissionais para atuarem não só na rede pública, como nas instituições particulares.
Os 10 trainees da turma deste ano foram escolhidos entre três mil currículos recebidos. O programa já recebeu pessoas de várias cidades do país, principalmente do Vale do Paraíba, como é o caso da Gabrielly Rangel, de 22 anos, que é de Taubaté e irá integrar o grupo de 2022.
“O programa sempre foi um sonho para mim, já conhecia pessoas que haviam sido trainee e sabia que o programa iria me proporcionar muito enriquecimento. minha expectativa é de crescimento pessoal e profissional, pois ser trainee é uma oportunidade ímpar,ainda mais se tratando do hospital Dr José de Carvalho Florence que é uma referência em urgência e emergência clínica cirúrgica”, diz Gabrielly.
A enfermeira espera entregar ao programa todo o conhecimento técnico científico que adquiriu na faculdade. “Para colocar em prática esses conhecimentos juntamente com as supervisoras e assim somar com a equipe para ter uma boa gestão e atendimento ao meu paciente”, completa Gabrielly.
O programa é caracterizado por estágios programados e supervisionados com capacitação teórica, treinamento planejado e contínuo ministrado por profissionais qualificados e participação em atividades pré-estabelecidas, além de monitoramento e avaliação de desempenho.
Hoje, entre os promovidos no programa há profissionais que atuam nos mais diversos cargos, como, Gerente de Enfermagem do Hospital Municipal, Gerente de Enfermagem no SAMU, Supervisores de Enfermagem, Supervisores de Educação Continuada, Enfermeiros Clínicos e Enfermeiros Plenos.