Acontecendo

Simulado de emergência no aeroporto de São José dos Campos mobiliza 100 pessoas

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Um simulado de atendimento de emergência a 41 vítimas no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stump, em São José dos Campos, mobilizou 100 agentes de diversos órgãos municipais, estaduais e federais na manhã desta quarta-feira (9), comprovando a eficiência da integração e do trabalho em equipe.

A interação entre as forças vivas do município nas diversas áreas de atuação tem sido estimulada pela Prefeitura, que instituiu em 2017 o programa São José Unida, que tem contribuído para a redução constante dos índices de criminalidade.

A Administração municipal participou da megaoperação com 20 agentes e voluntários da Defesa Civil e 10 guardas civis municipais, incluindo os que atuam no COI (Centro de Operações Integradas).

Durante o simulado, as equipes da Defesa Civil ajudaram no isolamento e evacuação da pista e no trabalho de orientação dos moradores do entorno.

Já os guardas civis municipais trabalharam no acompanhamento e liberação do tráfego para agilizar o deslocamento das ambulâncias e viaturas de resgate que transportaram as vítimas para o Hospital Municipal, o Hospital de Clínicas Sul e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Putim.

Um ônibus com câmeras de monitoramento foi disponibilizado pela Prefeitura, enviando em tempo real para a Casa Civil do Estado, Prefeitura, Corpo de Bombeiros e órgãos de emergência as imagens de socorro às vítimas captadas durante o treinamento.

O coordenador de Operações de Segurança do Aeroporto de São José, Marcelo Rodolfo Silva, e o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Antônio Carlos Bernardes, comemoraram o êxito do simulado de emergência e destacaram a importância do trabalho em equipe.

O simulado teve duração de uma hora e mobilizou 8 ambulâncias, além de viaturas de resgate.

O exercício, realizado uma vez por ano, faz parte do Plano de Emergência do Aeroporto de São José e tem como objetivo avaliar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas e dos recursos internos e externos.

Também foi analisado o sistema de comunicação de emergência com a finalidade de verificar a funcionalidade do mesmo, visando minimizar as consequências de um acidente aeronáutico grave e, consequentemente, preservando o maior número possível de vidas.

O simulado fez parte do Dia D, atividade que está sendo coordenada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo em alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres.

 

Como foi o simulado

 

Durante procedimento de pouso, uma aeronave procedente de Manaus com destino a São José dos Campos teve seu pneu estourado, vindo a perder o controle e saindo da pista principal.

Houve princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes de bombeiros de aeródromo do aeroporto.

Na aeronave estavam 41 pessoas. Destas, 5 foram socorridas aos hospitais em estado gravíssimo, 17 tiveram ferimentos graves e 19 sofreram ferimentos leves.

 

Capacitação

 

Considerada uma das melhores do Estado de São Paulo em infraestrutura e equipes capacitadas, a Defesa Civil de São José dos Campos constantemente promove e participa de treinamentos, simulados e cursos para aprimoramento das atuações dos agentes e voluntários em situações críticas.

No último 26 de setembro, os agentes e voluntários participaram de simulado de acidente de grandes proporções na Via Dutra.

A Defesa Civil de São José conta atualmente com uma equipe de 22 agentes e cerca de 100 voluntários treinados.

A Prefeitura tem investido na capacitação dos profissionais e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para melhoria constante do atendimento à população.

Já a Guarda Civil Municipal de São José é a melhor entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo pesquisas Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) do primeiro, segundo e terceiro trimestres deste ano.

Os levantamentos são realizados a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes.

Anualmente, são realizados cursos e treinamentos para capacitação profissional dos guardas civis municipais, com revisão de conceitos e aprendizado diversos. Os treinamentos abordam temas como direitos humanos, policiamento comunitário, armamento e tiro, controle de distúrbio civil, ordem unida, educação física, defesa pessoal, técnicas operacionais, mediação de conflitos e ética profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *