Shopping Jardim Oriente realiza Campanha de Coleta e Reciclagem de Eletroeletrônicos
No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (5), o Shopping Jardim Oriente de São José dos Campos inaugurou um ponto de descarte de eletrônicos, pilhas e baterias em parceria com a Prefeitura e com a empresa especializada em logística reversa GM&C, que é hoje uma referência em tecnologia para reciclagem destes aparelhos na América Latina. E neste dia 17 de junho (sábado), das 9h às 16h, será realizada a “1ª Campanha de Coleta e Reciclagem de Eletroeletrônicos”. O posto de coleta está localizado na calçada externa, da portaria Shibata.
“Estamos felizes por começar este projeto, de ter esse ponto de descarte. Poderão ser coletados qualquer aparelho eletroeletrônico que seja ligado na tomada ou com pilha, tais como: celular, notebook, modem, caixa de som, fone de ouvido, computadores, panela elétrica, ventilador”, esclareceu Alexandre Balúgoli, o gerente geral do Shopping Jardim Oriente.
Os equipamentos coletados serão enviados para a empresa GM&C que realizará a separação de todos os materiais presentes nestes eletrônicos, tais como: o ferro, o vidro e o plástico, transformando-os em matéria prima novamente.
“Tudo isso é feito de modo totalmente seguro e transparente, seguindo as melhores práticas internacionais para reciclagem de eletrônicos, permitindo assim que o processo seja acompanhado do início ao fim de forma rastreável” comentou Henrique Mendes, representante da CM&C.
Ele também parabenizou a iniciativa do centro de compras.
“O shopping tem se tornado uma grande referência na cidade, oferecendo diversas opções de entretenimento e engajamento para a população. Desta forma, entendemos que o Shopping Jardim Oriente é um agente importante para promover a mobilização das pessoas e o engajamento em questões importantes como esta da reciclagem dos eletrônicos. Além disso, o shopping oferece um espaço muito bom para este tipo de ação e é um local onde as pessoas vão com frequência, o que ajuda na participação neste tipo de campanha”, pontuou Henrique.
A “1ª Campanha de Coleta e Reciclagem de Eletroeletrônicos” tem como importância o destino correto destes descartes. O lixo eletrônico é o tipo de resíduo que mais cresce no mundo. Estima-se que neste ano, o Brasil deverá gerar mais de 2,5 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos e tratar estes materiais da forma adequada é fundamental, pois algumas substâncias presentes nestes aparelhos podem ser perigosas, tanto para nossa saúde, quanto para o meio ambiente.
Por outro lado, existes outros materiais que podem e devem ser recuperados, sendo devolvidos para a indústria na forma de matéria prima reciclada, o que reduz a necessidade de que sejam extraídos novamente da natureza, reduzindo assim o impacto ambiental no planeta, além de gerar empregos em um novo segmento da economia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.