Acontecendo

Sesc São Paulo na Semana Mundial do Brincar – 2019

O show Brasileirinhos – Música para os Bichos do Brasil e o bate-papo Brincar: A Que(m) se Destina? são os destaques da programação no Sesc Taubaté

Até 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado. A ação promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009, que conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar.

Com o tema “O Brincar que abraça a diferença”, a edição de 2019 traz luz ao fato de que o brincar é um terreno fértil para a construção da alteridade. Quando brincam, as crianças ressignificam o mundo – pedra vira gente, folha vira pássaro, galho vira varinha de condão. Ao brincar, é possível reconhecer semelhanças em um mundo dotado de diferenças.

Pensando nisto, todas as unidades do Sesc São Paulo realizarão vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contações de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos e demais interessados nas questões da primeira infância, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, um programa do Sesc São Paulo que propõe um conjunto de ações para e sobre a primeira infância, baseado na premissa de que o brincar é uma experiência social na qual a criança transforma os objetos aos quais tem acesso em brinquedos e brincadeiras a partir de sua própria realidade social.

No Sesc Taubaté, irão acontecer uma série de atividades, com shows, espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papo.

Na terça feira, dia 28, às 19h30, o Sesc oferece o bate papo Brincar: a que(m) se destina, com Ana Maria Falcão de Aragão, Psicóloga, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação. Pós-doutorado em Didática e Tecnologia Educativa. Considerando que a atividade lúdica provoca transformações radicais nas possibilidades de desenvolvimento psicológico humano, é necessário que se disponibilize às crianças muito mais do que, meramente, tempo e espaço em sua agenda de atividades diárias. Assim, pretendemos discutir acerca das contribuições da Psicologia para o brincar buscando o desenvolvimento de estudantes, de educadores e professores.

Dia 29, às 19h, será exibido o filme Bebês, do diretor francês Thomas Balmès. Toda última quarta feira do mês, acontecem as exibições “A formação do olhar”, que convida cineastas e pesquisadores do cinema para discutirem técnicas audiovisuais a partir de um filme em específico. Na primeira meia hora da atividade, o convidado apresenta o conceito que será trabalhado e, em seguida, exibe o filme. Neste mês, o roteirista, produtor e diretor de cinema Victor Fisch discute o conceito da câmera invisível e da comparação entre narrativas a partir do filme Bebês.

A oficina Experimentos Musicais, com a Escola de Música Kaito, acontece nos dias 30 e 31, às 8h e às 13h . Na atividade as crianças entram em contato com instrumentos musicais como violão, guitarra, contrabaixo acústico, teclado, canto e bateria, com o intuito de vivenciarem novas experiências culturais e motoras.

Também nos dias 30 e 31, às 8h30 e às 13h30 e nos dias 01/06 e 02/06, às 10h e às 13h o Sesc Taubaté oferece a intervenção Kombi dos Sonhos. Venha embarcar nesta deliciosa viagem que tem como destino o livre brincar, passando por sete divertidas estações: bolhas de sabão, música, pintura, leitura, jogos, movimento e sentidos.

Sesc na Semana Mundial do Brincar 2019 – “O Brincar que abraça a diferença”

Até 2 de junho de 2019

Em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *