Acontecendo

Sesc São José recebe monólogo inspirado em obras de Lima Barreto

A apresentação acontece dia 09, sexta, às 21h, no Auditório do Sesc São José dos Campos.

Sob a direção de Fernanda Júlia, a peça Traga-me a Cabeça de Lima Barreto traz reflexões acerca de temas como racismo, eugenia e loucura.

O espetáculo traz à tona a genialidade e a personalidade do escritor, por meio de uma imaginária sessão de autópsia em sua cabeça, que é conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil na década de 1930, com o propósito de esclarecer a seguinte questão: “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”

A narrativa ganha força com trechos dos filmes “Homo Sapiens 1900” e “Arquitetura da Destruição” – ambos cedidos gentilmente pelo cineasta sueco Peter Cohen – que mostram fortes imagens da eugenia racial e da arte censurada pelo regime hitlerista.

O autor do texto, Luiz Marfuz, inspirou-se em duas obras do escritor: Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos para um encontrar um equilíbrio entre as reflexões sobre a eugenia e a vida e obra de Lima Barreto.

Fernanda Julia, que é também é diretora do NATA, Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, conta como o trabalho que vem realizando no grupo contribuiu no processo de direção de Traga-me a cabeça de Lima Barreto!: “O diálogo crítico e politizado sobre negritude é um disparador potente do fazer cênico do NATA. Esses elementos foram fundamentais para que eu percebesse quais caminhos trilhar na construção do espetáculo. Sou uma provocadora e problematizadora por natureza, e acho que a encenação deve seguir este caminho – provocar a reflexão e problematizar o que está posto. São dois caminhos que sigo e que fundamentam minhas escolhas poéticas e estéticas. Sou uma encenadora negra e afirmativa, desejo sempre colocar em cena a beleza, a grandiosidade e as vitórias do meu povo.”

A peça conta com a atuação de Hilton Cobra e a montagem é da Cia. dos Comuns.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Sesc e pelo Portal sescsp.org.br/sjcampos. Os preços variam entre R$5,00 e R$17,00. Classificação indicativa 14 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *