Servidores de Secretarias se reúnem para capacitação sobre gestão pública em Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamento, pelo Departamento de Planejamento Orçamentário, realizou, nos dias 14, 15 e 16 de abril, no auditório da Prefeitura, a capacitação “Gestão Pública Municipal: do Planejamento à Prestação de Contas”, voltada exclusivamente a servidores de carreira administrativa pública municipal.
A capacitação representou um importante avanço na consolidação do planejamento orçamentário, abordando de forma abrangente em todo o ciclo desde planejamento à prestação de contas. Os conteúdos envolveram temas como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO), Lei Orçamental Anual (LOA), gestão de políticas públicas, indicadores de desempenho, metas, avaliação, monitoramento, execução orçamentária e financeira, além da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS).
O encontro teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico dos servidores que atuam diretamente na área administrativa de cada secretaria, promovendo o alinhamento de gestão municipal eficiente, com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, promovendo resultados sustentáveis para a população, que é o verdadeiro agente de controle social e para os órgãos fiscalizadores.
Segundo a Secretaria de Finanças, capacitar os servidores efetivos garante que o trabalho desenvolvido no planejamento orçamentário tenha continuidade nas próximas gestões, contribuindo diretamente para a implementação e evolução das políticas públicas. A diretora de Planejamento Orçamentário, Alyne Santos Ribeiro Lima, comentou sobre a importância da iniciativa. “Nosso objetivo com essa capitação foi garantir que todos os servidores de carreira envolvidos na gestão orçamentária tenham o conhecimento necessário para atuar de forma alinhada, técnica e contínua, independentemente de mudanças de governo. O fortalecimento do planejamento é essencial para garantir a efetividade das políticas públicas e a boa aplicação dos recursos”.