Secretaria de Educação estimula a participação no projeto “Caçadores de Asteróides Taubaté”
Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação, por meio do projeto Astronomia no Sítio, estimula a participação de interessados no projeto “Caçadores de Asteroides Taubaté”. A ação conta com o apoio da União Brasileira de Astronomia (UBA) e do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da Unesp, de Guaratinguetá.
“Caçadores de Asteroides” consiste em um esforço global para identificação de asteroides desconhecidos, usando imagens do telescópio Pan-STARRS, localizado no Hawaii, Estados Unidos. A primeira participação acontecerá em agosto e as inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3B9MosF.
As equipes participantes receberão treinamento, orientação e assistirão a palestras sobre o tema. Além disso, àquela que apresentar o melhor desempenho no projeto, fará uma visita monitorada ao Observatório Astronômico da UNESP, em Guaratinguetá.
O objetivo é de que a cada mês vinte equipes, compostas por 2 até 10 membros, participem deste trabalho. A oportunidade é destinada tanto a alunos quanto professores, de escolas da rede municipal e, também, para a população em geral, como entusiastas da Astronomia. O projeto é parte de um grande programa de Ciência Cidadã, apoiado pela NASA e desenvolvido pela IASC (International Astronomical Search Collaboration).
A importância desse trabalho se justifica pelo imenso número de rochas espaciais que vagam pelo espaço sem ainda terem sido detectadas e devidamente monitoradas aqui da Terra. Como algumas delas podem oferecer risco existencial para a humanidade e a biosfera, é muito importante identificá-las, para antecipar a qualquer problema futuro.
Para mais esclarecimentos, os interessados podem acessar as redes sociais www.facebook.com/astronomianositio e www.instagram.com/astronomianositio.