São José tem saldo de 904 vagas de emprego em março
Foto: Adenir Britto/PMSJC
São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo de empregos pelo terceiro mês consecutivo e criou, no mês de março, 904 postos de trabalho com carteira assinada.
O setor de Serviços foi que mais contribuiu com o resultado, gerando 556 vagas de emprego no município, seguido pela Indústria (269 vagas) e pelo Comércio, com saldo positivo de 107 postos de trabalho.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.
Com os dados divulgados hoje, São José acumula em 2022, entre janeiro e março, 1.873 vagas de emprego criadas. Nos últimos 12 meses foram 8.341 postos de trabalho com carteira assinada gerados no município.
De acordo com a metodologia do Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões no período. Para o cálculo, são considerados apenas empregos dentro do mercado formal de trabalho, com carteira assinada.
Na avaliação de técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os números de março são positivos e, analisados com outros indicadores econômicos, mostram uma expectativa positiva de investimentos no município e a geração de novos empregos e renda.
Investimento em capacitação
A Prefeitura continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional para aumentar as chances de contratação dos candidatos a uma vaga de emprego em São José.
No ano passado, o programa Qualifica São José ofereceu 25 mil vagas em cursos gratuitos em diversos segmentos, tais como Marketing Digital, Inglês para o dia a dia, Organização de Negócios, Finanças e Cuidados de Idosos, entre outros. Para 2022, a meta é superar o número de cursos oferecidos no ano anterior.
O aumento das vagas e a criação de novos cursos está previsto no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos do programa Qualifica São José são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou à distância.