São José permite transferência de pontos na CNH por aplicativo
Foto: PMSJC
A prefeitura de São José dos Campos passou a disponibilizar mais uma ferramenta digital para possibilitar a transferência de pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do proprietário do veículo ao real infrator.
Desde a última quarta-feira (16), é possível fazer a indicação do condutor infrator por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), que reúne toda documentação do motorista no celular.
O serviço realizado pelo aplicativo garante agilidade para realização do procedimento. São José também já disponibiliza a transferência de pontuação por meio do Prefbook (o-nline), abertura de processo nos setores de protocolo da Prefeitura (presencial) e por meio do envio de correspondências (Correios).
O acesso ao novo recurso exige um login com usuário e senha no aplicativo da CDT. O cadastro é feito no próprio aplicativo.
Ao acessá-lo, o motorista que recebeu a notificação deve clicar no campo da infração, selecionar a opção “Real Infrator” e, em seguida, a opção “Indicar”. Então, basta informar o CPF do condutor responsável pela autuação.
O condutor indicado receberá uma notificação da infração pelo app. Então, deve fazer a autenticação de sua assinatura, processo que pode ser realizado no site do governo federal, passando a responder pela pela multa. O documento assinado ficará disponível no aplicativo.
Pagamento da multa
As multas são sempre registradas no veículo, com base na placa. Por isto, a autuação está sempre no nome do proprietário do veículo.
Um ponto importante é que, ao realizar a indicação para outra pessoa, somente os pontos serão transferidos. Sendo assim, o proprietário do veículo seguirá responsável pelo pagamento da multa.