São José mantém os principais índices criminais em queda
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Os principais indicadores criminais, como roubo e furto de veículos e roubo em geral, continuam em queda em São José dos Campos, segundo dados oficiais de maio divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), do governo estadual.
A queda dos índices é significativa com relação aos números registrados de janeiro a maio de 2016 e o mesmo período deste ano. Os índices de junho só serão divulgados pelo Estado no final de julho.
As ocorrências de roubo de veículos em São José mantém queda de 72,4% de janeiro a maio nos últimos 6 anos –341 casos em 2016 e 94 em cinco meses de 2022.
Os roubos em geral caíram 62,8% nesse mesmo período, com 1.633 casos em 2016 e 607 nos cinco primeiros meses deste ano. Os casos de homicídio foram reduzidos de 34 para 16 (52,9%).
CSI
Um dos principais fatores para a manutenção dos indicadores em queda é o monitoramento por câmeras 24 horas, em tempo real, feito pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
Em 14 meses de implantação, o CSI já registrou 676 ocorrências, com a prisão de 240 pessoas (mais de 40 casos são de foragidos da Justiça de vários lugares do país) e 157 veículos roubados ou furtados foram recuperados e entregues para os seus proprietários.
Integração
Outro fator importante contra o crime em São José é o trabalho integrado das forças de segurança por meio do Programa São José Unida, implantado em 2017.
Participam do São José Unida a Guarda Civil Municipal, Fiscalização Municipal, Centro de Segurança e Inteligência da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, agentes da Mobilidade Urbana e Detran-SP.