GeralSaúde

São José dos Campos regride para fase vermelha do Plano SP

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A partir de segunda-feira, 18, São José dos Campos entrará na fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização. A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 15, pelo secretário de saúde Danilo Stanzani, por conta do aumento de casos de Covid-19 na cidade.

Apenas os serviços essenciais irão funcionar na cidade. Os setores de comércio, bares e restaurantes, academias e outros não poderão funcionar. A decisão é mais rígida do que a estadual que colocou o Vale do Paraíba na fase laranja.

Segundo o Stanzani, apenas na primeira semana de 2021, foram registrados 28 óbitos na cidade e a taxa de ocupação de leitos subiu para 80,6%. O secretário afirmou que é preciso “interromper o ciclo de contaminação”, destacando que há cerca de 3.200 pessoas que podem estar transmitindo o vírus na município.

O crescimento de infecções já é maior do que o registrado durante a primeira onda do vírus. Dentre os problemas apontados pelos gestores da saúde – incluindo da rede privada – está a falta de profissionais da saúde para atuação hospitalar, em função do grande volume de afastamentos pela contaminação da doença. Os gestores apontaram ainda a grande ocupação de leitos, já que nem todos os hospitais conseguiriam ampliar a carga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *