São José dos Campos: Inscrições para palestra do Dialogando com o Folclore estão abertas
Já estão abertas as inscrições para mais um encontro do projeto Dialogando com o Folclore, promovido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador Carlos Brandão, que falará sobre ‘O folclore de cada esquina, a cultura popular de cada momento’. Ela acontecerá no próximo dia 11 (quinta-feira), às 19h30, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição pela internet, no link https://bit.ly/2Xchb2R. O encontro é gratuito e as vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado digital de participação. “A cultura popular habita mais no cotidiano das pessoas do que se possa imaginar”, ressalta o pesquisador, destacando a síntese do será sua palestra.
Este é o quinto encontro do projeto, que neste ano tem como tema os ‘Saberes tradicionais e saberes científicos: pontos de aproximação e conflito’. A intenção é mostrar a relação entre a cultura popular, a ciência e a tecnologia, por meio de várias narrativas, envolvendo experiências de trabalho com saberes tradicionais. A última palestra está prevista para o dia 25 de julho.
Perfil do palestrante
Carlos Brandão é, atualmente, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária da Universidade de Uberaba (MG). Exerce também a função de diretor do Centro de Estudos de Agricultura (Ceres) da Unicamp, e ainda leciona no curso de doutoramento em Saúde Mental Comunitária, da Universidad Veracruzana do México.
Carioca do Rio de Janeiro, Brandão é mestre em Antropologia Social e possui doutorado e pós-doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em História Contemporânea. É especialista em Antropologia Rural e Antropologia da Religião, Culturas Populares, Educação Rural e Educação Popular.
Ele também é pesquisador do CNPq e consultor, em vários projetos, da Fapesp e Anpocs, tem mais de oitenta obras publicadas. Entre elas, o 19º volume da Coleção Cadernos do Folclore, do Museu do Folclore, publicado em 2009, com o título ‘O saber, o cantar e o viver do povo’.
Projeto e gestão
O Dialogando com o Folclore é desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore, por meio de cursos e palestras, destinado a um público diverso como estudantes universitários, educadores e interessados.
O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.