São José amplia área do serviço de bikes na região sul e centro
A Yellow irá aumentar a área de abrangência das bicicletas compartilhadas nas regiões sul e centro de São José dos Campos a partir desta sexta-feira (2), além de colocar mais 200 equipamentos nas ruas da cidade. Agora, a cidade passa a contar com 1.300 bikes compartilhadas.
Recentemente, a empresa iniciou a operação na região sul e região oeste da cidade. Na região sul, desde junho, as bicicletas já podem ser encontradas entre a avenida Andrômeda, um dos principais corredores viários da cidade até a avenida Iguape, englobando algumas ruas do Jardim Satélite, Residencial Cidade jardim e Floradas de São José.
Agora, a empresa irá expandir no sentido Bosque dos Eucaliptos até a rua Lagoa da Prata, próxima à praça das Bandeiras, abrangendo ruas paralelas à avenida Andrômeda. Na região central, o serviço será expandido no Jardim Oswaldo Cruz até o Center Vale Shopping.
Toda a área de abrangência do serviço pode ser visualizada no aplicativo da empresa. Agora, a cidade passa a contar com 1.300 bicicletas, 1.200 da Yellow e 100 da Serttel (Samba), além de 835 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin.
Além das regiões sul e oeste, o sistema de bikes e patinetes atende no centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Como funciona
Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.
Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.
Credenciamento e educação para o trânsito
Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.