Santuário oferece cadeira de rodas para romeiros com mobilidade reduzida
Foto: Thiago Leon
Muitos devotos da Mãe Aparecida se preocupam em saber se o Santuário Nacional oferece cadeira de rodas para os romeiros com mobilidade reduzida.
E a resposta é sim! A Casa da Mãe Aparecida é preparada para oferecer não apenas cadeira de rodas, mas também está equipada com elevadores e rampas que facilitam o acesso e o trânsito dos romeiros pelo complexo do Santuário Nacional.
As cadeiras podem ser retiradas na Sala da Segurança ou nos postos montados atrás da Capela da Ressurreição e atrás da Capela do Batismo;
Além das cadeiras de rodas, dos elevadores e das rampas, o Santuário Nacional oferece uma série de facilidades e adequações para atender com segurança os peregrinos com mobilidade reduzida e também os idosos.

Pensando nos milhões de visitantes por ano que passam pelo Santuário, o A12 listou uma série com os diversos serviços oferecidos para garantir o conforto desses romeiros:
- Vagas demarcadas no estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência;
- Sanitários com entradas independentes para acompanhantes de pessoas com necessidades especiais;
- Bebedouros com alturas especiais;
- Corrimão adaptado com duas barras em todas as escadas do Santuário;
- Assentos expandidos;
- Sinalização horizontal no chão (piso tátil);
- Sinalização indicativa dos espaços do Santuário adaptadas no sistema de escrita tátil (Braile);
- Sinalização em Português/Espanhol/Inglês;
Além disso, o Circuito de Visitação (Museu, Mirante, Cúpula, Jardins e Nave Norte) também está equipado com recursos de acessibilidade, como corrimãos, rampas, elevadores e piso tátil, além de sinalização em Braille e audioguias em outros idiomas.

Todos os serviços de acessibilidade estão espalhados pelo complexo do Santuário Nacional.
Unidade na Diversidade
Agora que você já está por dentro de todas as nossas iniciativas de acessibilidade, convidamos você a se unir a nós nesta importante causa.
Confira dicas de como você pode contribuir:
1. Empatia: Coloque-se no lugar das pessoas com deficiência para compreender seus desafios e promover uma sociedade mais inclusiva.
2. Acessibilidade: Defenda a acessibilidade em espaços públicos, ambientes digitais e locais de trabalho para garantir igualdade de acesso a todos.
3. Sensibilização: Compartilhe informações sobre o assunto em suas redes sociais para ampliar a conscientização.