São José dos Campos

São José completa 500 dias de ações intensificadas contra covid

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos completou 500 dias de operações integradas contra a covid-19 com a Prefeitura e as forças de segurança intensificando as fiscalizações e orientações à população para reduzir a propagação da doença no município.

Desde março de 2020, quando São José registrou os primeiros casos de coronavírus, foram atendidas 21.040 denúncias e reclamações de munícipes referentes a aglomerações, festas clandestinas e descumprimentos às regras do Plano São Paulo do governo do Estado e dos decretos municipais e estaduais da quarentena.

Deste total, 13.600 chegaram através da Central 156 (telefone, site e aplicativo) e 7.440 foram feitas diretamente ao DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais).

A população pode ajudar a Prefeitura e as forças de segurança denunciando aglomerações e irregularidades pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.

Fiscalização foi reforçada para garantir cumprimento do Plano São Paulo

Apoio popular

Munícipes consultados destacaram a importância da intensificação das fiscalizações e ações para combater a covid-19.

“É muito importante este trabalho para que esta doença vá embora rapidamente. Muita gente tem abusado e, por isto, a fiscalização tem que ser permanente”, disse a aposentada Eunice Fidélis, que tem 64 anos e mora na Vila Corintinha, na região central.

“Quanto mais fiscalização e orientação, melhor para todo mundo. A Prefeitura e as forças de segurança estão de parabéns”, afirmou o aposentado André Neto, que tem 65 anos e reside no Jardim Ismênia, na região leste.

Comércios

Nos 500 dias de combate ao coronavírus, o DFPM realizou 22.733 vistorias em estabelecimentos comerciais e mais de 7.000 visitas de orientação a comerciantes, lojistas e clientes.

A Prefeitura e as forças de segurança também interditaram 245 estabelecimentos comerciais, principalmente adegas e bares, por descumprimento às regras da quarentena determinada pelo Plano São Paulo do governo do Estado.

Festas clandestinas

A força-tarefa impediu 168 festas e eventos clandestinos em chácaras, bares e outros locais em todas as regiões da cidade. Também foram intensificadas as operações contra aglomerações nas vias públicas.

As ações integradas e preventivas são executadas pelo DFPM, GCM (Guarda Civil Municipal), equipes da Vigilância Sanitária municipal, agentes de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Polícia Civil.

Outras instituições que integram o programa São José Unida, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Federal, também apoiam o trabalho.

O programa São José Unida foi criado pela Prefeitura em 2017 e reúne as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de evitar a violência e reduzir a criminalidade no município, o que tem sido realizado de forma constante e progressiva desde 2019.

A intensificação do trabalho visa garantir mais saúde, sossego e segurança à população.

Vacinação

Em outra frente de atuação contra a covid-19, a Prefeitura tem acelerado a vacinação contra a doença.

Até esta quarta-feira (11), já foram aplicadas 672.769 doses. A cidade já tem 90,13% da população adulta com ao menos uma dose e 34,82% do público-alvo completamente imunizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *