RETROSPECTIVA 2023 – Pinda fica em 2º nos Jogos Regionais, obtém colocação histórica nos Abertos, constrói centros de esporte e anuncia pista de atletismo
Pindamonhangaba foi convidada a sediar os 65º Jogos Regionais em julho deste ano devido à sua capacidade de organizar grandes eventos e suas condições de infraestrutura esportiva. No evento, Pindamonhangaba conquistou a segunda colocação, resultado muito expressivo, principalmente se comparar o investimento do município em relação aos demais adversários, cidades com orçamento muito superior.
Sobre infraestrutura esportiva, em 2023 realizou grandes obras visando os Jogos Regionais, como reformas e ampliações de vários ginásios e centros esportivos, além de inaugurar Centro Municipal de Artes Marciais no Maricá, Centro de Iniciação Esportiva no Crispim, e Complexo de Esportes de Areia no Alto Cardoso e de anunciar a implantação da nova pista oficial de atletismo do ‘João do Pulo”.
Segunda colocação nos Regionais – Pindamonhangaba conquistou a segunda colocação nos 65º Jogos Regionais, realizados em julho, ficando à frente de cidades maiores e com maior capacidade de investimento, como Guarulhos e Taubaté, por exemplo. A primeira colocação ficou com São José dos Campos, com 320 pontos, apenas 14 à frente de Pindamonhangaba.
Durante o evento, que reuniu mais de 5 mil atletas, a equipe de Pindamonhangaba fez bonito e conquistou grandes resultados na maioria das modalidades.
Quarta colocação nos Abertos – O resultado nos Regionais levou diversos atletas de Pindamonhangaba a disputarem os Jogos Abertos do Interior, em São José do Rio Preto – maior competição poliesportiva da América Latina. Pindamonhangaba conquistou a quarta colocação no evento, melhor resultado da história e colocando a cidade à frente de vários municípios com maior orçamento, como Campinas, Guarulhos, São Bernardo do Campos, Santo André, Ribeirão Preto, dentre outras.
Dentre os destaques de Pinda nos Jogos Abertos do Interior, houve ouro no ciclismo masculino, malha e vôlei de praia masculino; prata no futsal feminino, ginástica rítmica, handebol feminino, taekwondo masculino, vôlei masculino; bronze no atletismo feminino, futebol feminino e karatê masculino; além de diversos outros resultados de expressão.
Centro de artes marciais, iniciação esportiva e complexo de esportes de areia – Além da reforma e ampliação de várias quadras e ginásios que receberam serviços no teto, piso, arquibancadas, alambrados e iluminação, este ano a Prefeitura inaugurou importantes centros de esporte.
Em dezembro, o Maricá ganhou Centro Municipal de Artes Marciais “Rayane Helena de Souza Andrade de Oliveira”, que conta com um espaço amplo e moderno de 633,72 m², com tatames e vestiários. O local será utilizado para a prática de diversas artes marciais, incluindo jiu-jitsu, karatê, tae kwon do e judô. O Centro Municipal de Artes Marciais englobará o projeto social e ainda promoverá treinamentos, aulas e competições nas diversas artes marciais.
Ainda em dezembro, a Prefeitura entregou o Complexo Municipal de Esportes de Areia “Free Beach Pinda”, no Alto Cardoso. O espaço dedicado aos esportes de areia tem uma área total de 1888,74 m², abrigando duas quadras de areia com 315,24 m² cada. O espaço está aberto à população e proporciona a prática de modalidades que se tornaram tendência, o beach tennis, o volêi de praia e o futevolei.
Em junho, a Prefeitura inaugurou o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Crispim. O equipamento está em uma área de 3 mil m² e abriga um novo ginásio de excelência para ginástica artística, além de treinamento de parte das atividades de atletismo.
A obra do CIE teve investimento de R$ 4,2 milhões, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, pelo Ministério da Cidadania.
Nova pista de atletismo no João do Pulo – a pista de atletismo do Centro Esportivo ‘João do Pulo’ vai passar por uma grande reforma e receber um novo piso sintético de tartan em 2024.
O investimento de R$ 10 milhões inclui a remoção da atual pista, preparo da base, drenagem, novo e moderno sistema de iluminação, além da fixação de 6.900 m² de piso sintético – tornando a pista uma das mais modernas do Brasil e ficando semelhantes às pistas utilizadas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Atletismo.