RETROSPECTIVA 2023 – Obras de infraestrutura viária e mobilidade urbana serão prioridades em 2024
Avenida estrutural – Uma das obras previstas para 2024 é o início da Avenida Estrutural que ligará a Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias SP-62, na altura da siderúrgica GV, até a avenida Buriti, no Feital (ao lado da Novelis), proporcionando uma importante expansão industrial, comercial e urbana para essa região Distrito-Zona Leste.
Recapeamento de 71 ruas – Outro investimento será a retomada do Lote 1 do Programa de Recapeamento Asfáltico que a Prefeitura lançou neste ano. O programa já foi executado em 50% e agora a empresa responsável pela obra poderá finalizar o recapeamento em 71 novas ruas e avenidas em vários pontos da cidade, proporcionado melhorias no trânsito de veículos.
Mais equipamentos – A Prefeitura vai contratar empresas para locação de diversos tipos de máquinas e equipamentos, visando complementar a frota municipal, para execução de obras e serviços de manutenção em estradas rurais, dando mais celeridade às ações na área rural.
Revitalização da NS Bom Sucesso – a principal avenida da cidade está passando por revitalização de um trecho de 2,7 km, que receberá também a construção da ciclovia. As obras acontecem entre a rotatória do João do Pulo e a região do Distrito Empresarial Dutra e contemplam a implantação de uma ciclovia, reforma no canteiro central com infraestrutura para iluminação central com fios subterrâneos, revitalização das calçadas nos dois sentidos com piso podotátil, sinalização viária vertical e horizontal, dentre outras melhorias.
Os trabalhos tiveram início em outubro e têm previsão de duração de 12 meses, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões.
Drenagem na Galega e São Benedito – A Prefeitura vai investir cerca de R$ 35 milhões para a execução de um projeto de drenagem que será executado na região do São Benedito (proximidades da academia Aerofisic) e da Galega (região da rua dos Bentos e proximidades do clube Ferroviária). O financiamento junto à Caixa já recebeu aprovação da Câmara de Vereadores. Atualmente, a Prefeitura está aguardando a retomada da documentação do banco, que irá encaminhar o contrato de financiamento para assinatura, possibilitando na sequência a abertura do processo licitatório para contratação da empresa que irá executar a obra.
Após o processo, a obra terá início na rua Cônego José Luiz Pereira Ribeiro (rua da Aerofisic) e seguirá pela Av. NS Bom Sucesso sentido Praça Emílio Ribas (São Benedito), chegando até a Rua dos Bentos e pegando sentido rua Mj José dos Santos Moreira, passando pela Via Expressa (sentido Ferroviária) para que o lançamento da água seja levado até o córrego da Galega/Campo Belo, via travessia linha férrea (MRS).
Prédio do INSS – O atual prédio do INSS será cedido à Prefeitura, que vai transformar o edifício em um amplo e moderno complexo de serviços de saúde infantil, retirando o atendimento de bebês e crianças do Pronto Socorro para levar ao novo local.
Em contrapartida, a Prefeitura vai entregar uma nova unidade ao INSS. Desta forma, a instituição ainda poderá porporciar a retomada dos atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social à população.
Nova sede dos Bombeiros – uma das obras que deve ter início em 2024 é a nova sede do Corpo de Bombeiros, que será construída pela Prefeitura nas proximidades com a Fatec.
A intenção é entregar uma unidade moderna, ampla e que atendam as necessidades dos Bombeiros. O local é estratégico, pois fica na SP-62, entre Pindamonhangaba e Moreira César e com proximidades ao anel viário, facilitando o deslocamento de viaturas para atender ocorrências em toda a cidade.
Ainda sobre o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura renovou por mais 10 anos a parceira com a instituição com assinatura do contrato de prestação de serviço.