Lazer

Representantes de Pinda são campeões do 16º Festival de Marchinhas

Pindamonhangaba foi a grande campeã do 16º Festival de Marchinhas da cidade. Pela primeira vez, representantes da cidade ganharam todas as premiações do evento, mostrando que a tradição das marchinhas carnavalescas está cada vez mais forte no município.
Os integrantes do ‘Bloco Jeca Tatu, Cotia Não’ foram os campeões do festival, ficando com o prêmio principal. A marchinha “Respeito em Primeiro Lugá”, composta por Silvinha Rezende, Nena da Viola, Kiko Nogueira, Rafael Ronconi, Carmen Baenninger, João Prudente e João Victor Fumaça, recebeu o troféu Alarico Corrêa Leite.
“Mais do que o título de melhor marchinha, nós do Bloco cultural caipira “JECA TATU, COTIA NÃO!”, consagramos neste último domingo a certeza de que a diversidade e o respeito pela nossa pluralidade é o maior prêmio a se conquistar. Nossos Intérpretes Silvinha Rezende, Renatinha, João Prudente e João Víctor “Fumaça”, assistiram do palco uma explosão de alegria da “Jecaiada” na plateia”, disse a integrante do bloco, Silvinha Rezende.
“Não posso, tenho ensaio” ficou com segundo lugar e os prêmios de melhor intérprete e melhor figurino; “Caipiranhas – Deixa de Manha” ganhou o terceiro lugar e o prêmio de melhor torcida; “Bloco da Saudade” ficou com o quarto lugar.
A edição 2023 homenageou o Bloco Os Neros que por muitos anos reuniu e animou foliões em Pindamonhangaba, participando inclusive do primeiro festival de Marchinhas da cidade. O júri de premiação foi composto por Afonso Barone, José Antonio (compositor da música do bloco Os Neros) e Firmiano Junior. A animação da noite ficou por conta da Banda Walesom, que acompanhou as marchinhas concorrentes.
O Festival de Marchinhas e toda a programação de carnaval são organizados pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, com apoio de todos os setores da gestão municipal.
“Ficamos felizes com o Festival, pois a expectativa era grande, após dois anos de pandemia. Tivemos um grande público, muito participativo, mesmo com tempos chuvosos. A concorrência das marchinhas foi grande e com qualidade. Acredito que Festival se firma como referência para este estilo de música para a região do Vale do Paraíba”, analisou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Maria Vieira Domingues, acompanharam a premiação do festival. “Esse foi o primeiro grande evento realizado na Praça do Quartel após a reforma e obras de drenagem, e mesmo com chuva tivemos um ambiente confortável para os foliões, sem barro nem lama. Neste ano, tivemos uma festa maior, com mais espaço para os foliões, que deram um show de comportamento. Podemos dizer que começamos as comemorações carnavalescas em grande estilo”, elogiou o prefeito.

 

Confira a letra da marchinha vencedora
“Respeito em Primeiro Lugá”
(Composição: Silvinha Rezende, Nena da Viola, Kiko Nogueira, Rafael Ronconi, Carmen Baenninger, João Prudente e João Victor Fumaça)

Muito Tempo se passô
Enfim o Carnavá chegô
O Jeca e Dita te chamam
Para Cortejá com alegria e Amô

Tem Jeca de Sari e de Saia
Tem gente de toda Cor
Carnavá viva Diversidade
Flô, Chapér de Páia, Empatia e Amorrrr

Gente nasceu pra briá
Na rua Caravalizá
Brincando vive a Sonhá
Respeito em primeiro lugá

Punhei meu chapér de páia pra comer pastér na feira
Iêr Lasquêra!

Tava lá no Piracuama sexta-feira de bobeira,
Iêr Lasquêra!

Jeca não sabe nada então fiquei só lá na beira,
Iêr Lasquêra!

Ai de lá eu fui pro Jeca, voltei só segunda-feira,
Iêr Lasquêra!

Fui parar lá no “Arara” meu chapéu tava em Moreira,
Iêr Lasquêra…
Iêêrrr Lasquêra…
Iiêêêêrrrrr Lasquêraaaaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *