Região Sul de Caraguatatuba ganhará UPA e um CAPS-AD neste segundo semestre
A Região Sul de Caraguatatuba vai ganhar dois importantes equipamentos de saúde neste segundo semestre.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul), localizada no bairro do Perequê-Mirim, está na fase final de construção.
O prédio ganha nova cobertura, instalações internas, instalação de gases medicinais, além de infraestrutura externa com área de estacionamento, acessibilidade e pavimentação. Além disso terá salas de emergência, exames, consultórios médicos adulto e infantil, espaço SAMU, entre outras benfeitorias.
Em junho deste ano, foi aprovado na Câmara um projeto da Prefeitura de Caraguatatuba para a destinação de um crédito adicional para contratação de profissionais e compra de equipamentos que vão atual na unidade hospitalar que vai funcionar 24 horas e terá função de atendimentos de urgência e emergência.
O investimento fica na ordem de R$ 3,7 milhões e a previsão de entrega é para o começo de dezembro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA Sul deverá ter capacidade para 500 atendimentos por dia e irá beneficiar cerca de 50 mil munícipes da Região Sul.
Com isso, Caraguatatuba passará a ter três Unidades de Atendimento 24 horas (Massaguaçu, Jardim Primavera e Perequê-Mirim), desafogando os atendimentos e evitando que pacientes se desloquem até a região central em busca de atendimento.
CAPS-AD
Também na Região Sul será entregue no segundo semestre uma unidade do Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), localizada também no bairro do Perequê-Mirim.
O local receberá consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.
São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao Governo do Estado de São Paulo. A conclusão está prevista para novembro deste ano.
O CAPS-AD será voltado aos pacientes da região Sul atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a entrega do prédio, os pacientes não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade.