Pindamonhangaba

Projeto Reinvente do Fundo Social trouxe novas oportunidade para mais de 12 mil pessoas

Implantado pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Pindamonhangaba em agosto de 2018, o projeto Reinvente continua transformando a vida de muitas pessoas e somente em 2021 beneficiou mais de 12 mil pessoas com atividades socioculturais e capacitação profissional gratuita.

Ao longo desse período diversas histórias foram construídas e muitas vidas transformadas. Da turma de 2021, por exemplo, a oficina de Barbearia é um verdadeiro case de sucesso. Sob a orientação do professor Carlos Eduardo André “Carlão”, 300 alunos passaram pelas aulas que ensinaram as principais técnicas de corte de cabelo.

Um deles é o Fábio Roberto Bueno, de 48 anos, morador do Jardim Maria Emília. Auxiliar de Almoxarifado, Fábio estava desempregado há oito anos e conheceu o Projeto Reinvente através do Facebook da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Para Fábio Roberto o projeto foi uma experiência maravilhosa que despertou a possibilidade de ser autônomo. Hoje ele faz um estágio em uma barbearia no Araretama e futuramente pretende abrir a sua própria empresa. “O instrutor Carlos é um exímio profissional, tem empatia e sempre está à disposição para ensinar. O projeto mudou minhas perspectivas de vida e agora farei um curso de aperfeiçoamento para abrir meu próprio negócio”, afirmou Fábio.

Além de ganhar uma nova profissão, Fábio utiliza dos seus conhecimentos para ajudar o próximo. Ele é pastor da Igreja Batista no bairro do Araretama e realiza ação social com corte gratuito de cabelo para a comunidade.

Novos horizontes

Para Carlão, instrutor do curso de Barbearia, a maior satisfação é ver a vontade de cada aluno crescer nos ensinamentos, perseverando e ganhando novas oportunidades. “Conheci o Reinvente através da Dra. Cláudia, que me convidou a ingressar no projeto em maio do ano passado. Na ocasião começamos com as aulas on line e depois retomamos o curso presencial”, afirmou.

O curso beneficia mensalmente 20 alunos e no último ano as oficinas foram realizadas em diversos bairros como: Araretama, Cidade Jardim, Vila Rica, Jardim Resende, Mombaça, Ouro Verde, Alto Cardoso, Moreira César, Vale das Acácias, Estação Cidadania, Andrade, Cidade Nova, Maricá, Delta, Vila Prado e Alto Tabaú.

“Sempre gostei de trabalho social e tenho atuado na Igreja, através do projeto Pleroma. Então, aceitei o convite na hora e a experiência tem sido muito gratificante. Tenho um salão profissional no centro da cidade e cada pessoa que a gente conhece é uma experiência diferente. No Reinvente ajudamos as pessoas, despertamos dentro delas o que cada um tem de melhor e resgatamos sua auto estima”, afirmou o instrutor Carlão.

Responsável pela implantação desse trabalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues, orgulha-se dos resultados do projeto.

“Quando iniciamos o projeto em 2018 não imaginávamos a proporção que ele iria tomar. Nossa visão é baseada na frase de Albert Einsten que sempre dizia: Não espere resultados diferentes se você faz sempre a mesma coisa! As vezes é preciso mudar, ajustar, se reinventar e se modificar diariamente” destacou Cláudia.

Reinvente

Atualmente o projeto Reinvente conta com 19 Oficinas e beneficia mais de 1.600 pessoas por mês. Para se inscrever nos cursos, os interessados devem procurar os locais onde as oficinas são realizadas. Mensalmente, a Prefeitura informa os cursos e em quais bairros eles acontecem. Para mais informações, o telefone do Fundo Social é 3643-2223.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *