Lazer

Projeto “Medeia em Faces” abre inscrições para oficinas gratuitas de técnicas teatrais

Foto: Raquel Marques

Fase de pré-produção do espetáculo, conduzida pelo IA3.ORG, será marcada pelas oficinas de “Técnica Vocal”, “Expressão Corporal” e “Criação de Personagens” e um ensaio aberto

Dentro da etapa de pré-produção do espetáculo “Medeia em Faces”, em retomada por meio do edital de Linguagens Artísticas, do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais, serão desenvolvidas três oficinas gratuitas abertas ao público.

As oficinas terão as seguintes temáticas: “Técnica Vocal”, “Expressão Corporal” e “Criação de Personagens”. As inscrições para os interessados em participar devem ser feitas por meio deste link , com preenchimento do formulário no Google Forms.

As aulas serão realizadas presencialmente na sede do IA3.ORG, no bairro Feital, e irão totalizar 144 horas de atividades, somando-se às oficinas internas voltadas ao elenco e integrantes do projeto “Atores Sociais”, do IA3.ORG, e a um ensaio aberto presencial previsto para acontecer no Teatro Municipal de Pindamonhangaba – “Teatro Galpão”.

As atividades das oficinas serão conduzidas por Alberto Marcondes Santiago (Criação de Personagens), Alessandra Rodrigues (Expressão Corporal) e Wilson Maximiliano (Técnica Vocal).

Confira detalhes de cada uma das oficinas:

Oficina de Criação de Personagens
Facilitador: Alberto Santiago

Período da oficina: de março a abril/21
Datas: 05, 12, 19, 26 de março/21
Datas: 02, 09, 16 e 23 de abril/21
Dia da semana: sextas-feiras

A oficina de Criação de Personagem discutirá e analisará a construção de personagens, aprofundando as questões emocionais, físicas e históricas desses seres, entendendo como eles podem se manifestar. A criação de um personagem é um processo estruturado que envolve sentimentos, traços de personalidade e claras motivações, e o objetivo com a oficina é apresentar aos participantes as diversas nuances na composição básica de um personagem (da concepção de um estereótipo à definição de uma personalidade única) e algumas ferramentas para atingir tal objetivo.

Sobre Alberto Santiago: Poeta, contista, letrista, ator, diretor, dramaturgo, é diretor de produção do espetáculo “Medeia em Faces” e membro titular e ex-presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, além de fundador e ex-presidente da Associação Cultural Cootepi (hoje Teatro Galpão) e da Cia. Teatral “Cadê Otelo?”. Idealizador e realizador do FESTIPOEMA (Festival de Poesia Inédita e Performance Poética), Alberto, que já atuou em grandes espetáculos, como a “Barca do inferno”, presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba e é ganhador da Medalha do Mérito “Athayde Marcondes” de 2019 – honraria concedida pela Câmara de Vereadores da cidade à uma pessoa, empresa ou instituição que tenha contribuído destacadamente para a história e a cultura de Pindamonhangaba.

Oficina de Expressão Corporal
Facilitador: Alessandra Rodrigues

Período da oficina: de março a abril/21
Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de março/21
Datas: 06, 13 e 20 de abril/21
Dia da semana: terças-feiras

Período da oficina: de março a abril/21
Datas: 03, 10, 17, 24 e 31 de março/21
Datas: 07, 14 e 21 de abril/21
Dia da semana: quartas-feiras

A oficina de Expressão Corporal trabalhará a expressividade corporal em um contexto poético e artístico do gesto e da introspecção, além de provocar reflexões sobre a dança enquanto manifestação de expressividade e comunicação. O objetivo com a oficina é ampliar a consciência corporal, a autoexpressão, a capacidade de perceber as expressões não verbais e verbais de terceiros e, com isso, aumentar a consciência e a autoestima. O corpo é o instrumento do ator, e aqui neste “corpo” incluímos a voz, o corpo mental, o corpo emocional e o espiritual. Não será necessário conhecimento prévio de dança para participação na oficina.

Sobre Alessandra Rodrigues: Com pós-graduação em Linguagens da Arte e Psicopedagogia, é graduada em Educação Artística e Pedagogia pela Faculdade Santa Cecília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em dança e teatro, atuando principalmente como atriz, bailarina, coreógrafa, professora de arte, dança e teatro, em espetáculos de dança, oficinas pedagógicas e coordenação de projetos de arte. Desde 2004, acumula uma série de premiações, como no Mapa Cultural Paulista, Festival Nossa Arte e I Vale Arte festival.

Oficina de Técnica Vocal
Facilitador: Wilson Maximiliano

Período da oficina: de março a abril/21
Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de março/21
Datas: 06, 13 e 20 de abril/21
Dia da semana: terças-feiras

A oficina de Técnica Vocal trabalhará a voz como corpo, desenvolvendo a estrutura física muscular da voz. Considerados elementos fundamentais para a prática teatral, o corpo e a voz são dois pilares importantíssimos para quem deseja estar em cena, e é a partir da consciência e do consequente desenvolvimento do “corpo-voz” que se abrem infinitas possibilidades para uma cena rica e criativa. A proposta da oficina é a busca pelo conhecimento e pela consciência das habilidades corporais e vocais que vivem em estado de latência, para que se tornem repertório pessoal para cada um.

Sobre Wilson Maximiliano: Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté, é formado em Teatro pela escola Emilio Fontana, de São Paulo. No teatro, participou como ator da CIA. Teatral “São Francisco”, nos espetáculos “Dom Quixote Mula Manca” e “Canudos”, e foi um dos fundadores da CIA. Teatral “Textando-Texto”, atuando como ator, figurinista e cenógrafo em diversos espetáculos. Foi também um dos fundadores, além de ator e assistente de direção, da Cia teatral “Cadê Otelo?”, em espetáculos como “Folia do Homem Diabo”, “A viagem maluca” a “Barca do Inferno” – este vencedor de 30 prêmios em vários festivais de teatro pelo país. Fez participações como ator em emissoras de TV, além de atuar como professor universitário e ministrar cursos livres.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *