Taubaté

Projeto Ecomunidade reciclou mais de 1 tonelada de resíduos orgânicos em Taubaté

O protejo piloto Ecomunidade – Compostagem Comunitária, desenvolvido pela Prefeitura de Taubaté através da Secretaria de Meio Ambiente, encerrou sua primeira ação após 4 meses de trabalho.

O projeto de educação ambiental teve início em junho e foi realizado com a comunidade do bairro Santa Tereza, abrangendo os membros da cooperativa de reciclagem situada no bairro.

Diversas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de despertar a consciência ecológica na comunidade quanto à importância e as formas de reaproveitamento de resíduos domésticos, em especial os resíduos orgânicos, através do estímulo à prática da compostagem.

As etapas do projeto envolveram visitas pelo bairro para apresentação da proposta, cadastro de interessados em participar, oficinas para ensinar a confecção de composteiras domésticas a partir de materiais que seriam descartados, distribuição de baldes para que os participantes coletassem os resíduos orgânicos em casa e oficina para instalação da composteira comunitária.

A composteira comunitária foi instalada em uma área verde ao lado da Cooperativa Amigos de Santa Tereza, através de um método em leira, utilizando uma técnica que apresenta vantagens de simplicidade de operação.

Durante o projeto, de julho a setembro, foram compostados 442,7 kg de material orgânico na primeira leira e uma segunda leira foi instalada para continuidade, a qual recebeu 732,9 kg de orgânicos. Ao todo foram compostados 1.175,6 kg de resíduos orgânicos durante a execução do projeto e os participantes aprenderam a realizar a manutenção da composteira comunitária com o propósito de levarem a prática adiante.

A compostagem é uma alternativa eficiente e com custo reduzido para o tratamento de resíduos orgânicos, que são transformados em um composto orgânico rico em nutrientes. Parte do composto orgânico gerado foi distribuído entre os participantes e outra parte foi utilizada na realização de uma horta comunitária no mesmo espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *