São José dos Campos

Programa Famílias Fortes previne uso de drogas e álcool

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), realiza nesta sexta-feira (5) os primeiros encontros dos grupos de intervenção do programa Famílias Fortes.

Neste primeiro momento, participarão 120 famílias, com adolescentes de 12 a 14 anos e seus pais ou responsáveis.

As reuniões acontecerão simultaneamente nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) Centro, Santa Rita (sudeste) e Anhembi (sul) e nas unidades da Fundhas Dom Pedro (sul), Leste, Campos de São José (leste), Centro e no Centro de Desenvolvimento Artístico (sul).

No total, serão realizados sete encontros até o próximo dia 17 de dezembro, com reuniões de duas horas todas as semanas com o objetivo de prevenir o uso de drogas e álcool entre os adolescentes.

O programa Famílias Fortes integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Apoio popular

Famílias selecionadas destacaram a importância do programa, principalmente para seus filhos.

“Sou viúva e tenho quatro filhos. Fico feliz de poder participar deste programa, que com certeza ajudará muito minha família”, disse a cuidadora de idosos A.M.P., que tem 46 anos e mora no Jardim Uirá, na região sudeste.

“Acho legal São José ter este programa, que será muito útil para as famílias, principalmente na prevenção ao uso de drogas e álcool”, afirmou a auxiliar de serviços gerais M.N., que tem 35 anos e reside no Jardim Santa Júlia, também na região sudeste.

Programa ajudará as famílias na prevenção ao uso de drogas e álcool

Prevenção

Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Interação

O primeiro passo do programa Famílias Fortes em São José foi a realização, na semana passada, de pesquisas com as famílias selecionadas pela Prefeitura.

Os questionários tiveram a finalidade de conhecer a realidade dos adolescentes e suas famílias e foram aplicados por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordando temas como o comportamento dos jovens e problemas emocionais, como enfrentamento do estresse, resistência à pressão dos colegas e como lidar com as expectativas para o futuro.

“Estes questionários que aplicamos são importantes para avaliação do efeito do programa e para identificação de possíveis adaptações necessárias para implementação do mesmo como política pública no Brasil”, disse a professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, Zila Sanchez.

“A Prefeitura colaborou com a Unifesp, demonstrando seu cuidado com a aplicação do programa e com o apoio à ciência. Isto é um diferencial do município e que ajudará as famílias”, completou.

Bem-estar

O programa Famílias Fortes é executado pelo governo federal através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

Famílias Fortes

Objetivos específicos

• Ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento.

• Mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos.

• Ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz.

• Orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais.

• Ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos.

• Promover uma expectativa de futuro para os jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *