São José dos Campos

Programa Acesso Já de São José vira referência para Campinas

Foto: PMSJC

Representantes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), vinculada à Prefeitura da cidade, estiveram em São José dos Campos para conhecer o programa de transporte adaptado da cidade, o Acesso Já. A comitiva visitou a Secretaria de Mobilidade na manhã de quinta-feira (07).

Na visita, os integrantes da comitiva, o líder de Operação de Transporte Inclusivo, Marcos Luiz Martins; o diretor da Setransp (Secretaria de Transportes), Paulo Lemos e o diretor de operações, Luiz Carlos Sardinha foram recebidos por técnicos da SeMob, que apresentaram o projeto de transporte adaptado desenvolvido na cidade desde 2014.

O objetivo do grupo é utilizar o modelo de São José como referência para nova licitação que será realizada na cidade. São José dos Campos recebeu em 2019 o prêmio InovaCidade pelo programa Acesso Já, responsável pela operação do serviço de transporte adaptado municipal. Em São José, 100% da frota do transporte público também é adaptada.

São José dos Campos possui 1.204 credenciados e realiza uma média de 500 viagens por dia com uma frota de 171 veículos, garantindo mais agilidade no serviço.

Critérios

Em São José dos Campos, a Prefeitura disponibiliza o serviço de transporte adaptado gratuito para pessoas com deficiência para tratamento de saúde e reabilitação, educação especial, educação comum, trabalho, social,  esporte e lazer.

A disponibilização do serviço também considera critérios de vulnerabilidade social, o grau de severidade da deficiência e os motivos da utilização do transporte. São priorizadas famílias com renda de até 1/4 de salário mínimo, seguidas das com renda de meio salário mínimo, atendidas por programa sociais de proteção à pessoa com deficiência e famílias que não se enquadram em nenhum dos critérios anteriores, conforme artigo 14 do decreto 17.767/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *