Pindamonhangaba

Professores fortalecem hábito da leitura com clubes em escolas de Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, criou iniciativas que unem incentivo à leitura, envolvimento familiar e valorização do espaço público. Essas ações têm ganhado força em escolas da rede municipal e professores da unidade como da Escola Municipal Julieta Reale Vieira, no Castolira, e da Escola Municipal Dr. Francisco de Assis César, em Moreira César, estão criando clubes de leitura dentro da rotina escolar. Os encontros contam com a participação ativa dos estudantes e, em alguns casos, também das famílias.
A ação tem se destacado pela criatividade e dedicação dos educadores, que estão utilizado as qualificações das bibliotecas públicas como espaços vivos de troca informativa e institucional para a formação de leitores. Um exemplo é a Biblioteca Municipal Maria Bertha César, em Moreira César, vizinha à Creche Municipal Isabel Pereira da Silva, onde os professores realizam atividades diárias com as crianças, incluindo contação de histórias, leitura livre e até exibição de vídeos temáticos.
Essas práticas, além de, estimularem o gosto pelos livros, promovem pertencimento, desenvolvem a escuta, senso crítico e ampliam o repertório dos alunos. As redes de ensino de Pindamonhangaba seguem inovando para o melhoramento contínuo para os munícipes à construírem um futuro digno de aproveitamento e valorização pela cidade, educação e seus espaços para troca informativa e histórica. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, reforça o valor dessas iniciativas para o desenvolvimento pedagógico. “São ações que partem do compromisso dos nossos professores com a formação integral dos alunos. O incentivo à leitura desde a infância transforma trajetórias e fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade”.
Para o diretor de Cultura, Paulo Faria, a parceria entre educação e cultura amplia as possibilidades de acesso à leitura. “Ver professores ocupando as bibliotecas com suas turmas, criando clubes de leitura e fazendo desse espaço uma extensão da sala de aula que nos emociona e inspira. É uma construção coletiva, feita com muito carinho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *