Professores do Atendimento Educacional Especializado realizam curso com neurocientista
No último dia 30, segunda-feira, aconteceu o segundo encontro da formação em serviço, ministrada pelo neurocientista Fernando Lauria, para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba.
Segundo Lauria, “a formação aplicada junto aos professores das salas de recurso tem por objetivo propiciar um aprofundamento nos principais transtornos e distúrbios de aprendizagem, com ênfase nas neurociências, que são apresentados, na demanda dos alunos da rede municipal de ensino, de acordo com as principais necessidades vivenciadas pelos próprios profissionais”.
Inicialmente, nos dois encontros que já aconteceram, nos meses de abril e maio, foram abordados temas, de âmbito geral, diretamente relacionados aos princípios das neurociências: Neuroanatomofisiologia e a Neurociência da Construção do Ser.
Acontecerão mais sete encontros, onde os conceitos e as possibilidades de intervenção, diante dos principais transtornos e distúrbios de aprendizagem no dia a dia dentro da sala de recurso, serão discutidos e praticados de forma a contribuir no desenvolvimento do professor que, consequentemente, refletirá na prática pedagógica e no desenvolvimento dos alunos que fazem uso das salas de recurso.
As formações têm sido dinâmicas e contam com o compartilhamento das práticas, dos professores do AEE, enriquecendo e trazendo motivação para o processo de aprendizagem.
Para a professora Daniele Correard, a formação em neurociência está sendo muito produtiva. “Cada encontro nos abastecemos de novos conhecimentos, um momento para estudar e trocar experiências. Estou vivenciando o resultado em minhas práticas na Sala de Recursos. As conexões que o professor faz, das funções do cérebro com os transtornos, síndromes e deficiências são riquíssimas”.
De acordo com a professora Flávia Farath, este curso se faz necessário. “Nesta formação continuada, nós estamos tendo a oportunidade e o privilégio de mergulhar no fascinante universo da mente. Temáticas como estrutura cerebral, conceitos da neurociência, distúrbios, transtornos, atuações preventivas às dificuldades de aprendizagem, entre outros assuntos, são abordados com competência e afetividade pelo neurocientista. Aprofundar nossos conhecimentos sobre como a mente funciona contribuirá, e muito, para nossa prática no atendimento educacional especializado e, consequentemente, para o desenvolvimento global de nossas crianças”.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “esta formação é importante para que os profissionais possam conhecer e entender o ser, compreender como funciona o cérebro humano, onde podem ocorrer os problemas, e como intervir de forma mais eficaz para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças neurotípicas”.