Primeiro “Mosaico Jazz Festival” inicia Fase de Produção para Plataforma Interativa
Captacao de vídeo do Mosaico Jazz Festival 2 / Foto: Divulgação
Público interage formando a banda que deseja ouvir com músicos da região
Músicos da RMVALE e de São Paulo se preparam para o primeiro “Mosaico Jazz Festival”, uma apresentação on line e interativa. O projeto inédito é do produtor musical Cleverson de Oliveira, de Jacareí, que selecionou12 músicos. Neste mês de fevereiro, a fase é de captação individual de cada músico participante. A interatividade ocorre com o público selecionando o artista com seu instrumento, no aplicativo desenvolvido especialmente para o festival, formando a própria banda que gostaria de ouvir.
A ideia é proporcionar ao público internauta um novo conceito de prestigiar uma boa música. Não apenas assistir simplesmente a um vídeo, mas interagir, escolher o artista e o instrumento. Ter variações da mesma música”, falou Cleverson de Oliveira, idealizador do Mosaico Jazz Festival.
Nesta fase de captação de som e imagem, além da direção musical de Cleverson, participam Wagner Rodrigo na direção de vídeo e Ney Almeida, na direção de áudio. Em seguida, iniciam os trabalhos dos técnicos e editores do Borandá Audiovisual, responsáveis pela mixagem de áudio e vídeo.
Os músicos reunidos são de saxofonista, flautistas, guitarristas, violonistas, acordeonistas, pianistas, baixistas, bateristas e percussionistas. Talentos com grandes experiências na estrada musical, entre eles: Walmer Carvalho, saxofonista, produtor musical e side man do Biquíni Cavadão e Marquinho da Luz, percussionista que já fez apresentações em 25 países acompanhando o espetáculo “O Ovo” do Cirque du Soleil. Ele participou de grupos como Timbalada e Levada do Pelô.
“Contamos com outros grandes profissionais que iremos divulgar ao longo do projeto e o público de jazz o identificará rapidamente”, comentou Cleverson.
O aplicativo
A previsão é que o projeto fique pronto para o público em abril. O “Mosaico Jazz Festival” lançará uma música por semana.
Serão três temas apresentados pelo aplicativo: Parceria, Amarelo, Pro Meu Amor.
O internauta escolhe o tema, na sequência o instrumento que fará a melodia, escolhe o instrumento que fará a harmonia, o que fará o baixo, depois escolhe o ritmo. Após a formação do usuário/telespectador, será gerado um link direto para o canal do “Mosaico Jazz Festival”, no Youtube. Ao todo, serão feitas 243 combinações para assistir 03 músicas.
O Mosaico Jazz Festival é um projeto contemplado pelo ProAc Expresso Aldir Blanc – Edital Lab 40 – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado. O desenvolvimento da plataforma de interação e produção executiva é da Travessia Cultural, empresa que realiza consultoria, projetos e desenvolve produtos para atender com qualidade a demanda desse mercado musical.