Previdência Privada cresce 35% no Brasil e no Vale do Paraíba a tendência é manter a alta
Os investimentos em Previdência Privada cresceram 35,4% no país no terceiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. No Vale do Paraíba, a Plátano Investimentos – maior e mais antigo escritório credenciado à XP Investimentos – ratifica esse aumento e a projeção para 2020 é que mais pessoas se interessem por este produto.
Segundo a federação Nacional de Previdência Privada e Vida, no terceiro trimestre os aportes totalizaram R$34,2 bilhões, feitos por 13,3 milhões de pessoas. No dia a dia do escritório da Plátano Investimentos, que fica São José dos Campos, o interesse das pessoas não é diferente.
“Houve um aumento na casa de 300% de produtos previdenciários em nosso portfólio, tanto de contas novas, quanto de portabilidades de previdências privadas de outras casas”, salientou Paulo Naressi, sócio da Plátano Investimentos.
Para os assessores de investimentos do grupo, 2020 será um ano de ainda mais procura por este tipo de investimento.
“Diante do panorama político, acredito que não retornaremos ao cenário de uma previdência pública saudável, ou seja, mais e mais pessoas serão responsáveis por estruturarem a própria aposentadoria, em um cenário de governos falidos que não conseguem arcar nem com a parcela ativa da população, que dirá dos aposentados”, observou Naressi.
“Os investidores tem buscado cada vez mais fundos de multimercados, por conta da maior rentabilidade, isto ocorre também não somente por conta da reforma da previdência recente, como também em função da queda na taxa básica de juros para o piso histórico de 4,5% a.a.”, complementou Jailson Portugal, sócio diretor da Plátano Investimentos.
Para quem ficou interessado, vale a pena relembrar que a Previdência Privada consiste em aplicações em fundos de investimentos que, no futuro, podem ser resgatadas ou transformadas em renda mensal.
Os planos de previdência são divididos em PGBL e VGBL, com regimes de tributação regressivo ou progressivo. Um estudo mais aprofundado de caso a caso é necessário, por isso, a importância de um profissional qualificado para auxiliar o investidor.
A previdência privada se diferencia de outros produtos financeiros do mercado pelos seus benefícios fiscais de curto e longo prazo: flexibilidade (realocar a carteira), isenção do come cotas (não tem antecipação de IRPF sobre o ganho de capital), liquidez (retiradas mensais ou resgate total) e é adequado para quem busca sucessão patrimonial (transferência sem burocracia).