Prefeitura realiza mais de 200 castrações na região sul
Foto: Adenir Britto/PMSJC
A região sul de São José dos Campos recebeu neste domingo (6) o programa Meu Pet Feliz, que realiza a castração gratuita de cães e gatos com o auxílio do Castramóvel (unidade móvel veterinária).
Com recorde de inscrições, 209 animais passaram pelo procedimento. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.
Cuidado
Quem tem um pet em casa não mede esforços para ver o animal saudável e para Dirce dos Santos, a castração é sinônimo de amor e cuidado. “Eles não têm entendimento sobre as coisas, nós temos que fazer por eles, batalhar e cuidar”, disse.
Dirce ainda conta que o Logan, o cãozinho de cinco anos, é o xodó da casa. “A relação é muito boa. Eu saio para trabalhar e quando eu chego ele fica muito feliz”.
Posse responsável
Selma de Oliveira dos Santos compareceu na Emef Professor Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, para castrar o Bob, de quatro anos.
Enquanto aguardava o procedimento, Selma contou que adotou o Bob com quatro meses no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e que a relação é de mãe e filho. “Eu estou muito agradecida de proporcionar esse momento para o meu cachorro, porque se fosse pagar, eu não conseguiria”.
Além do Bob, Selma possui mais três cachorros, todos encontrados na rua.
Balanço
O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável.
Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 14.931 castrações, sendo 7.584 fêmeas caninas, 4.224 machos caninos, 1.967 fêmeas felinas e 1.156 machos felinos. Desse total, 3.814 foram feitas pelo Castramóvel.