Prefeitura realiza ações de combate à Dengue com aplicação de inseticida na Vila Paraíso
No último sábado, 7 de maio, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou aplicação de inseticida para controle de mosquitos transmissores da Dengue na região da Vila Paraíso.
A ação ocorreu nas unidades escolares EMEIPI Padre José Benedito A. Monteiro, EMEF Prof.ª Daphne Cesar Ghidella e na unidade de Estratégia da Família do bairro, além de residências ao entorno. O objetivo foi controlar a transmissão na região, por meio do combate direto ao mosquito.
A realização da ação no sábado evitou a paralisação das unidades escolares e da unidade de saúde, algo que nem sempre é possível devido à brevidade em que as ações de combate têm que ser desencadeadas. Sempre que possível, a Secretaria de Saúde procura coordenar o combate ao mosquito de forma eficaz, buscando menor impacto possível na rotina social.
Este ano, a transmissão da Dengue em Caçapava está atípica, com início fora da temporada habitual, apresentando crescimento em momento em que deveria apresentar queda. Até esta segunda-feira (9) foram confirmados 27 casos positivos da Dengue, sendo 10 autóctones, 7 importados e 10 em investigação.
Para que todas as ações sejam eficazes, é importante a participação efetiva da população no controle do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, evitando deixar água parada em recipientes que possam servir como criadouro.
Regiões que terão a visita dos agentes nesta semana
Nesta semana, as equipes de combate à Dengue estão atuando em três regiões: Visita de casa a casa para controle de criadouros na Vila Pantaleão e no Vitória Vale e nebulização de inseticida na Vila Santos.
Como a população pode contribuir
A única forma de combater a Dengue é eliminar o vetor (mosquito) transmissor do vírus. Por isso é tão importante a conscientização e o apoio da população. As ações que devem ser praticadas sempre são:
– Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem ser mantidas tampadas);
– Limpar as calhas das residências para evitar acúmulo de água da chuva;
– Colocar areia nos pratinhos de flores;
– Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;
– Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;
– Caso a pessoa tenha contraído Dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.