Pindamonhangaba

“Prefeitura Perto de Você” leva mais de 80 serviços aos moradores do Castolira

Neste sábado, dia 22 de março, o Castolira recebe a edição de março do programa “Prefeitura Perto de Você”, que leva os serviços públicos essenciais para a população. A ação será realizada das 9h às 12h nas dependências da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira.
Essa será a segunda edição do programa, que estreou com sucesso em fevereiro, no Feital. A intenção é realizar o evento cada mês em um bairro da cidade.
“O programa ‘Prefeitura Perto de Você’ é uma iniciativa essencial para aproximar a gestão pública dos cidadãos, garantindo mais acesso e participação. Com centenas de atendimentos e grande adesão da comunidade, ficou claro o impacto positivo desse projeto. Mais do que serviços, estamos levando acolhimento, informação e soluções para quem mais precisa. Seguiremos trabalhando para ampliar essa conexão entre a Prefeitura e a população, fortalecendo cada vez mais nossa cidade”, destacou o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.
Por meio do “Prefeitura Perto de Você”, os cidadãos têm a oportunidade de tirar as dúvidas diretamente com as secretarias da Prefeitura. Nesta edição, serão oferecidos os seguintes serviços:

Gabinete do Prefeito
– Orientações quanto aos atendimentos de cada secretaria
– Agenda do prefeito
– Atendimento da Ouvidoria

Secretaria de Saúde
– Orientações sobre o fluxo da Rede de Atenção à Saúde
– Recebimento de reclamações, dúvidas e sugestões
– Divulgação do EMAD (Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar)
– Ação educativa sobre dengue
– Informações sobre agendamentos de consultas e exames
– Realização de exames de pressão e glicemia
– Orientações sobre ISTs (Infeção Sexualmente Transmissível)
– Realização de Teste rápido HIV/Sífilis
– Autoteste de HIV
– Distribuição de Preservativos
– CPIC | Massagista
– CPIC | Auriculoterapia
– Ações de Educação em Saúde Bucal
– Nutricionista
– Vacinação contra Febre Amarela | Faixa etária de 09 meses a 59 anos (Obrigatório levar a Carteira de Vacina, CPF, CNS)

Secretaria de Assistência Social
– Orientações sobre Cadastro Único
– Orientações sobre CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de
Referência Especializado em Assistência Social), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Casa de Passagem
– Orientações sobre CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima)

Secretaria de Administração
– Abertura de protocolos de atendimento 1Doc
– Anistia de tributos municipais e acordos de dívidas
– Informações sobre centros comunitários
– Informações sobre multas recebidas
– Orientações para licenças de ambulantes

Secretaria de Finanças
– Verificação de situação de IPTU, ISS e demais impostos
– Orientação sobre o uso dos meios digitais para pagamento
– Parcelamento de débitos (com ou sem anistia)
– Emissão do IPTU

Secretaria de Educação
– Orientações sobre o uso de telas pelas crianças (Escola de Pais)
– Orientação sobre vagas em creches e escolas
– Exposição do núcleo Educa Mais

Cepatas
– Inscrições para castrações de cães e gatos
– Vacinação antirrábica
– Feira de adoção de cães e gatos
– Orientações sobre zoonoses

Subprefeitura de Moreira César
– Recebimento de pedidos de serviços de manutenção urbana exclusivamente para o distrito de Moreira César (retirada de entulho, tapa-buraco, capina e roçada)
– Orientações sobre limpeza e descarte de lixo

Secretaria de Habitação
– Recadastramento habitacional
– Orientações sobre documentação habitacional: matrícula, usucapião etc
– Orientações sobre planta padrão e ligação de água e energia (zona rural)
– Informações sobre programa de regularização fundiária de imóveis

Fundo Social de Solidariedade
– Inscrições para os cursos do Reinvente no bairro
– Apresentação das lixeiras produzidas pelo Projeto Reinvente com material reaproveitado
– Divulgação do Projeto Antonieta e os serviços da causa animal oferecidos no município
– Corte de cabelo com o Projeto Reinvente

Secretaria de Captação de Recursos e Relações Institucionais
– Apresentação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o que cada pessoa
pode fazer para colaborar

Secretaria de Cultura e Turismo
– Divulgação do turismo da cidade
– Sorteio para o passeio City Tour
– Doação de livros da biblioteca
– Contação de histórias para as crianças

Secretaria de Desenvolvimento Econômico
– Orientações ao empreendedor
– Vagas de emprego: cadastramento no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e encaminhamento para entrevista de emprego quando já tiver cadastro
Obs: Atendimento limitado com número de senhas

Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima
– Doação de Mudas
– Plantio de mudas
– Orientações sobre os serviços oferecidos pela secretaria
– Informações e acolhimento de pedidos de podas ou supressão de árvores

Secretaria de Esportes
– Rua de Lazer: Atividades de recreação para as crianças
– Orientações sobre as Escolas de Esportes e outras atividades oferecidas pela SEMELP

Secretaria de Meio Ambiente
– Orientação sobre compostagem
– Orientação sobre licenciamento ambiental
– Orientação sobre reciclagem
– Divulgação do calendário de coleta seletiva

Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos
– Agendamento jurídico e de assistência social
– Orientações de benefício para PCD (pessoas com deficiência)
– Requisição da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro
Autista)

Secretaria de Negócios Jurídicos
– Atendimentos do Procon

Secretaria de Obras e Planejamento
– Orientações sobre ligação de energia
– Orientações sobre aprovação de projetos
– Captação de sugestões de obras públicas para o bairro
– Orientações sobre certidão de uso do solo e fiscalização de obras

Secretaria de Segurança Pública
– Exibição do canil
– Instalação de base comunitária
– Realização de rondas com motocicletas
– Ações de educação da Defesa Civil

Secretaria de Governo e Serviços Públicos
– Informações sobre iluminação pública
– Acolhimento de demandas de serviços públicos em geral

Secretaria de Mobilidade e Trânsito
– Recebimento de recurso de multa
– Solicitação de melhorias no trânsito
– Solicitações relativas ao transporte público
– Orientação sobre credencial de estacionamento de idoso/PcD
– Orientação sobre pedágio e transporte de cargas

Ouvidoria
– Informações e consultas de processos
– Recebimento de reclamações, sugestões e elogios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *