São José dos Campos

Prefeitura lança edital para atividades de Tecnologia

Foto: Adenir Britto/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos publicou edital de chamamento para que Organizações da Sociedade Civil atuem no desenvolvimento de atividades complementares de Tecnologia no contraturno das escolas municipais de ensino fundamental.

O edital tem como objetivo a seleção de propostas para colaborar com o município no desenvolvimento e implantação de metodologia com foco em Tecnologia, nas áreas de cultura maker, programação, gamificação e robótica, alinhado ao programa Educação 5.0.

As atividades deverão ser direcionadas aos alunos do 1º ao 9º ano das escolas da rede de ensino municipal, com previsão de início a partir de julho deste ano.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, as atividades de tecnologia fazem parte das ações da Educação Integral nas escolas municipais para “promover ensino de qualidade que visa o desenvolvimento dos alunos nas dimensões física, intelectual, afetiva, cultural e social”.

Requisitos e Seleção

As OSC’s precisam ter no mínimo um ano de cadastro ativo com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e experiência prévia na realização do objeto da parceria, capacidade técnica e operacional, qualificadas em conformidade com o disposto na Lei Federal n.º 13.019, de 31 de julho de 2014, Decreto Municipal nº 18.299, de 07 de outubro de 2019 e suas alterações, Lei Municipal nº 10.375, de 24 de setembro de 2021, Lei Municipal nº 10.381, de 05 de outubro de 2021.

Os interessados terão uma sessão pública para informações e esclarecimentos no dia 20 (quarta-feira), às 14h, na Cidade da Educação (Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira, 811, Residencial Flamboyant).

As propostas e o Plano de Trabalho devem ser entregues pelas OSC’s interessadas até o dia 11 de maio. O resultado da seleção está previsto para 17 de maio.

Todas as informações podem ser consultadas no edital neste link.

Educação Integral tá ON

  • Para a formação mais completa dos estudantes do Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural, todas as 50 escolas municipais de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) têm Educação Integral por meio do ensino híbrido.
  • Mais de 38 mil alunos podem realizar atividades da Educação Integral acessando a Plei (Plataforma de Educação Integral). Estão previstos mais de 26 mil atendimentos em atividades presenciais. O principal critério para seleção das atividades presenciais é a vulnerabilidade social do aluno.
  • As atividades complementares podem ser presenciais ou remotas e acontecem dentro e fora das escolas, por meio de parcerias com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), DCTA-PROFESP, com atividades de Esportes e Cidadania e metodologia cívico-militar, e com o programa Escola Ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *