Prefeitura investe em reformas e atendimento qualificado no Centro Dia do Idoso
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, está fortalecendo parcerias estratégicas para o atendimento de qualidade aos idosos que frequentam o Centro Dia do Idoso (CDI). Dentre as estratégias está maior participação e apoio da Secretaria de Saúde.
Em uma recente reunião, as secretarias articularam a colaboração de fornecer um auxiliar de enfermagem da Secretaria da Saúde à equipe da Secretaria de Assistência Social para o apoio no Centro Dia do Idoso. A medida está prevista no caderno de orientações técnicas para o funcionamento do serviço e visa proporcionar um suporte integral aos idosos, garantindo a qualidade do atendimento oferecido e fortalecendo o compromisso da política pública de assistência social e saúde com a melhoria do bem-estar da população idosa.
O auxiliar de enfermagem receberá a supervisão periódica de um enfermeiro, garantindo que as práticas de cuidado estejam sempre alinhadas às melhores execuções de saúde e atendam às necessidades especificas dos idosos. A supervisão contínua assegura a qualidade e segurança no atendimento, o aprimoramento constante dos serviços prestados, além de reforçar o compromisso das secretarias em proporcionar uma assistência integral e de excelência ao Centro do Idoso.
Reforma no CDI – A reforma do Centro Dia do Idoso está em pleno andamento, com melhorias estruturais importantes para garantir um ambiente mais seguro e confortável. As obras incluem a adequação do telhado, a atualização dos sistemas hidráulico e elétrico, além da renovação dos pisos, que proporcionarão um espaço mais funcional e moderno.
Está prevista a aquisição de mobiliários e equipamentos, pensados para atender melhor às necessidades da pessoa idosa que serão inseridos no serviço. Segundo a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, essas intervenções são essenciais para manter a qualidade dos serviços prestados. “São melhorias fundamentais para deixar o local adequado, acolhedor e confortável, além de oferecer equipamentos e mobiliários que atendam às necessidades especiais dos nossos idosos”, destacou Andrea.
A secretária de Assistência Social informou que, após as melhorias e chegada dos novos equipamentos, uma nova empresa vai iniciar a administração o Centro Dia do Idoso. “Em dezembro de 2024, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, firmou convênio com uma empresa de São José dos Campos interessada em administrar os serviços do CDI, que vão reiniciar imediatamente após as melhorias no prédio”, completou Andrea Barreto.
Sobre o CDI
O Centro Dia do Idoso é um dos equipamentos que compõem a rede socioassistencial do município. Em consonância com a Política de Assistência Social, é um equipamento destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade.
O atendimento na unidade é destinado aos idosos que estejam em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de risco, cujas famílias não têm condições de oferecer o cuidado necessário durante o dia, e precisam do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades diárias, entrementes ressalta-se que apesar dos familiares não poderem suprir tais cuidados no período diurno, o CDI por meio de suas atividades propõe resgatar o fortalecimento de vínculo entre idosos e familiares coibindo o rompimento de vinculo.
No CDI são oferecidos alimentação, atividades de lazer, cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência e enfermaria. A permanência do idoso no serviço é de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
O CDI foi inaugurado em junho de 2019 e fica na rua professora Idalina César s/n, Vila Rica. A construção do equipamento público foi possível graças uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.