Prefeitura intensifica apoio aos feirantes de São José
Foto: Charles de Moura/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos tem ampliado o apoio aos feirantes que atuam na cidade para que eles possam prestar um serviço cada vez melhor à população.
Nesta quarta-feira (25), é comemorado o Dia do Feirante. No dia a dia, a Prefeitura tem estreitado a parceria com os profissionais da categoria para que tenham mais infraestrutura e organização para comercialização de seus produtos.
Atualmente, São José tem 369 feirantes, que atuam em todas as regiões. A cidade possui 43 feiras livres diurnas e duas feiras noturnas.
A Prefeitura implantará mais uma feira noturna, que funcionará no Centro da Juventude, atendendo pedidos da Associação Profissional dos Feirantes de São José e da comunidade. Neste ano, já foi criada a feira do Jardim Cerejeiras, na região leste, ampliando as opções dos munícipes.
“Neste Dia do Feirante, só temos a agradecer à Prefeitura pelo apoio diário para prestarmos um bom serviço à população. Em todas as feiras, temos ajuda dos fiscais de posturas, dos guardas civis municipais, do pessoal da Urbam para a limpeza e dos agentes de Mobilidade Urbana”, disse a presidente da Associação Profissional dos Feirantes de São José, Maria do Socorro de Albuquerque.
“Estamos muito felizes com esta parceria que temos com a Prefeitura. Queremos estreitar cada vez mais este vínculo”, completou.
Homenagem da Prefeitura a todos os feirantes que atuam na cidade
Parceria
Mesmo com a pandemia da covid-19, as feiras têm funcionado normalmente, já que se enquadram nos serviços essenciais prestados à população. Estão sendo seguidos os protocolos sanitários e de saúde para evitar a propagação do vírus e garantir a segurança dos feirantes e munícipes.
O DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), vinculado à Secretaria de Proteção ao Cidadão, é o responsável pelo acompanhamento da organização e funcionamento das feiras livres.
Sempre em parceria com a Associação Profissional dos Feirantes, o DFPM acompanha, por exemplo, a seleção estética das bancas (padronização, medidas, montagem, visibilidade das tabelas de preço, identificação e documento de autorização de funcionamento, uso de jaleco) e o fechamento de vias para a realização de atividades.
Os agentes também realizam a fiscalização dos protocolos e o cumprimento das regras recomendados pelos órgãos de saúde para conter o coronavírus.
Entre as ações implementadas para o bom funcionamento das feiras revitalização das marcações de solo pra melhor organização, limpeza feita pelas equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) após o trabalho e atuação dos agentes de Mobilidade Urbana, organizando o trânsito e garantindo a segurança viária.
Os guardas civis municipais também contribuem para garantir a segurança nos locais onde são realizadas as feiras.
Ações da Prefeitura contribuem para bom funcionamento das feiras/Foto: Divulgação
Georreferenciamento
Uma novidade que foi implementada neste ano foi o georreferenciamento de todas as feiras livres do município.
No site da Prefeitura, a população poderá consultar os locais pelo sistema GeoSanja, ferramenta da Prefeitura que disponibiliza grande parte dos dados existentes no banco de dados geográficos do município.
Ao acessar o sistema GeoSanja, os amantes das feiras livres têm acesso a informações como os endereços completos, horários e tipos de produtos comercializados.