Pindamonhangaba

Prefeitura inaugura 10ª unidade de PEV para região do Maria Áurea

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, na terça-feira (25), o PEV (Posto de Entrega Voluntária) do Maria Áurea. A Unidade está instalada em um imóvel de aproximadamente 800m², na rua José Anéas Rodrigues, nº 100.
O PEV possui quatro áreas para caçambas de materiais, além de cinco baias para a separação de materiais recicláveis, como pneus e óleo de cozinha, eletroeletrônicos (pilhas, baterias e lâmpadas), papel, plástico e vidro, ferro, alumínio e cobre, eletrodomésticos e móveis.
No evento foi realizada com os alunos do 4º e 5º Ano da escola Mario Bonotti, oficina de brinquedos ecológicos feitos a partir de materiais recicláveis. A oficina foi conduzida pela Silvia de Fatima de Moura, Coordenadora da Eco Brinquedoteca da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Os alunos confeccionaram suvenir com tampas de garrafa. Os funcionários da secretaria apresentaram o PEV as crianças explicando seus aspectos construtivos sustentáveis e sobre as regras de uso do local. A ação contou com o apoio do Leonardo Magno – Gestor Ambiental da Valle Ambiental empresa que opera os PEVS da nossa cidade.
De acordo com Maria Eduarda San Martin, secretária de Meio Ambiente, “é importante ter áreas como essas, um espaço coletivo e público proporcionando às pessoas um local próximo a suas residências para destinar os resíduos, de forma que a prefeitura consegue dar uma destinação final adequada aos materiais, colaborando com o meio ambiente e também com o social, incentivando os recicladores e pequenas empresas a fazer essa logística reversa. Além disso o PEV tem um forte apelo à educação ambiental, para ensinar que mesmo nas construções é possível ter aspectos ambientais, na escolha de elementos e processos mais sustentáveis, mostrando que pequenas ações em conjunto, podem sim, fazer uma grande diferença.”
O PEV foi construído em local estratégico pois o local era ponto recorrente de descarte irregular de lixo. Espera-se que com a instalação deste novo equipamento público cessem a disposição de descarte irregular na região. Este é o 10º PEV do Munícipio que em sua construção foram utilizados materiais e aspectos sustentáveis: Tijolo Solo-Cimento, Área permeável, Piso Drenante, Telhas ecológicas, Placas ecológicas Tetra Pak, Ventilação e Iluminação Natural, Captação de água de chuva, Bacia Sanitária, Redutor de Vazão nas torneiras, Iluminação Econômica em LED.
Para o vice-prefeito, Ricardo Piorino, “nosso objetivo é reduzir o acúmulo de entulho nos quintais e deixar o bairro e a região mais organizada e agradável. As pessoas poderão trazer os itens que ficam incomodando nos quintais, também evitando o aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos. É uma questão social, ambiental e de saúde pública também”.
O prefeito Dr. Isael Domingues explicou que os PEVS representam uma forma moderna e sustentável de eliminação de entulho e materiais inservíveis. “Os PEVS são fundamentais para a população manter os quintais limpos, livres de entulhos, de restos de construção, de itens indesejáveis. É também uma forma de estimular as pessoas para a educação e conscientização ambiental. É um conceito que trouxemos para a nossa administração, e mantemos os PEVs em pontos estratégicos da cidade para que a população possa eliminar de forma correta o entulho e os itens indesejáveis”.
O PEV recebe: Sobras de construção, reforma ou demolição; tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento; móveis e equipamentos domésticos: sofás, cadeiras, armários (desmontados); sobras de podas de jardim; madeiras; pilhas e baterias; óleo de cozinha usado; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega), materiais recicláveis e pneus (até 4 por entrega). O PEV não recebe: lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, volumes acima de 1m³. O horário de funcionamento é de segunda à sábado das 8h às 17h (fecha para o almoço das 11h30 às 12h30) e domingo das 8 às 12h.

Endereço dos PEVs
Além do PEV Maria Áurea, Pinda possui outras nove unidades: Bairro das Campinas (Rua Geraldo Mário do Sacramento), Liberdade (Avenida Joaquim Garcia de Paula), Araretama 1 (Rua Monsenhor Rodrigo de Araújo), Araretama 2 (Av. Nicanor Ramos Nogueira), Crispim (Rua Argemiro Cipriano de Oliveira), Mantiqueira (Rua Egídio Rabelo Neto), Delta (Estrada Municipal Alcides Soares de Oliveira), Bem Viver (Rua Antonio Fernandes) e Feital (Rua e Projetada 2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *