Prefeitura e Caixa articulam novos projetos para construção de casas populares
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, realizou nesta semana uma vista técnica à Superintendências da Caixa Econômica Federal (CEF) em São José dos Campos. O encontro teve como principal objetivo alinhar tratativas com o Ministério das Cidades para o desenvolvimento de novos projetos habitacionais no município.
Estiveram presentes o secretário de Habitação, Francisco César, o secretário adjunto Rogério Paiva e a diretora de Habitação, Monique Dias, que foram recebidos pelo superintendente de Habitação da CEF, Flávio Barros, pelo superintendente executivo de Governo, Felippe da Silva Mello, e pelo gerente de carteira PJ executivo de Governo, Max Ferreira da Silva.
Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de parcerias, com destaque para o programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1 (FAR), voltado a famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. Também foram abordadas iniciativas complementares para programas como o Minha Casa Cidades e Casa Paulista, que integram políticas habitacionais com mobilidade urbana e infraestrutura, ampliando o alcance social dos projetos.
Incluíram na pauta, orientações técnicas e operacionais sobre a viabilidade dos empreendimentos, regularização fundiária, contrapartidas municipais e as novas diretrizes do programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1, previstas para entrarem em vigor em maio de 2025.
Pindamonhangaba já possui áreas públicas mapeadas e está em fase de finalização da documentação necessária para habilitação dos projetos. A expectativa é de que novos empreendimentos possam ser anunciados ainda este ano, atendendo a uma demanda histórica por habitação popular na cidade.
O município reforçou seu compromisso com a garantia do direito à moradia digna, com foco especial na população em situação de vulnerabilidade social. “Nosso compromisso é garantir moradia digna às famílias que mais precisam. Pindamonhangaba está se organizando para acessar os recursos federais e estaduais com responsabilidade, planejamento e foco social”, afirmou o secretário de Habitação, Francisco César “Chicão”.
“Estamos empenhados em fortalecer a política pública habitacional do município, por meio de ações sustentáveis, com integração e alinhamentos nos principais meios de inclusão social e desenvolvimento urbano inteligente na cidade”, ressaltou a diretora de Habitação, Monique Dias.