São José dos Campos

Prefeitura e Bombeiros atuam para evitar acidentes com idosos

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Filha zelosa e com muita disposição aos 66 anos, a dona de casa Sueli Ferreira da Silva mora com o pai de 95 anos e com a madrasta de 91 anos no Residencial Gazzo, na região sul de São José dos Campos.

Ela é a responsável por cuidar da saúde e do bem-estar do casal de idosos, missão que executa com carinho e dedicação.

Sua tarefa será facilitada após ter participado nesta terça-feira (8), na Casa do Idoso Centro, de palestra ministrada pelo cabo Heliomar Osses, do Corpo de Bombeiros de São José, com dicas de segurança e cuidados para evitar e reduzir acidentes domésticos e incêndios envolvendo idosos e seus cuidadores, familiares e amigos.

“A palestra foi boa e será muito útil para o meu dia a dia com meu pai e minha madrasta, já que pela idade avançada que eles têm precisamos estar sempre atentos, tomando todos os cuidados”, disse Sueli.

“Ao evitar acidentes e saber como agir nos casos de necessidade e emergência, eu e eles teremos uma vida muito mais saudável. A Prefeitura e o Corpo de Bombeiros estão de parabéns por esta iniciativa”, completou.

Idosos reproduzem conhecimentos junto a familiares e cuidadores

Sem acidentes

Frequentadora da Casa do Idoso Norte, a aposentada Erondina Lourenço dos Santos, que tem 70 anos e mora com a filha e dois netos na Vila César, na região norte, ficou muito animada após a palestra.

“O Universo está conspirando a meu favor. No último domingo, minha filha quis comprar um tapete lá para casa. Fomos na loja e não compramos porque estava caro”, afirmou Erondina.

“Economizamos e o bombeiro disse na palestra que tapete é perigoso para idosos, podendo ocasionar quedas, justamente o que eu vivo falando para minha filha”, completou.

Segundo o cabo Osses, o Corpo de Bombeiros investe em prevenção

Prevenção

Nesta quarta (9) as ações, realizadas em parceria com a Prefeitura, abrangeram frequentadores da Casa do Idoso Norte.

A série de palestras prossegue nesta quinta (10) na Casa do Idoso Leste: às 9h30 para frequentadores e às 14h para funcionários dos abrigos de idosos, que irão multiplicar as informações para os acolhidos das unidades mantidas por OSCs (Organizações da Sociedade Civil) em parceria com a Administração municipal.

Na sexta (11), às 9h30, será a vez dos frequentadores da Casa do Idoso Sul. Durante o bate-papo, os idosos e funcionários das unidades recebem cartilha com as dicas de segurança.

Segurança

As palestras desta semana nas quatro Casa do Idoso integram a campanha Operação Melhor Idade Mais Segura, realizada pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado de São Paulo.

A educação pública e preventiva é executada pela corporação por meio de simulados, palestras, publicações em redes sociais e distribuição de material educativo.

“Ficamos felizes ao ajudar a comunidade. Na melhor idade, são mais comuns os acidentes domésticos, como quedas em casa e no banheiro. Por isto, estas palestras são fundamentais”, disse o cabo Heliomar Osses, responsável pelas palestras.

“É um investimento que estamos fazendo em parceria com a Prefeitura. O trabalho preventivo é muito importante já que, quanto mais informações os idosos e seus cuidadores tiverem, menores os riscos de acidentes”.

Acidentes

Em 2021, de acordo com o Corpo de Bombeiros, 44,24% dos acidentes pessoais de queda da própria altura e 19,14% dos incêndios em residências atendidos pela corporação em todo o Estado de São Paulo envolveram pessoas com mais de 60 anos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) no relatório Global Health Estimates, entre 2000 e 2019 as quedas causaram a morte de 18,8 mil pessoas no Brasil, sendo que 15,1 mil vítimas tinham mais de 60 anos.

As quedas entram no ranking da OMS na categoria acidentes (lesões não intencionais), sendo a causa da morte de 74,2 mil pessoas no país neste período de 20 anos.

É o segundo tipo de acidente que mais mata, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

Programação

Palestras com dicas para evitar acidentes

Quinta-feira (10)

Local: Casa do Idoso Leste

Endereço: Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde

9h30: Para idosos frequentadores da unidade

14h: Para funcionários dos abrigos de idosos

 

Sexta-feira (11)

Local: Casa do Idoso Sul

Endereço: Avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos

9h30: Para idosos frequentadores da unidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *