Prefeitura de Pinda usa tecnologia para aprimorar aprendizagem de alunos
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, está realizando um trabalho de tecnologia com os alunos do 5º ano da E.M “Profa. Maria Zara Miné Renoldi dos Santos”- Jardim Cristina.
Sob a orientação do professor Germano Rivera, os alunos criam salas em jogos online, praticam xadrez virtual, aprendem digitação, participam de competições online. Enquanto jogam, aprendem sobre os diversos gêneros textuais, usam ferramentas de comunicação e interagem virtualmente com outros colegas. São utilizadas estratégias de ‘gamificação’ para motivar a aprendizagem dos alunos.
“Acho legal usar o Chromebook, porque a gente se diverte e não fica só escrevendo ou copiando da lousa. Os jogos e atividades digitais estimulam a criatividade e ajudam a ter um raciocínio mais rápido. Os alunos com mais dificuldade conseguem fazer as coisas mais rápido no computador do que no caderno”, relata a aluna Ágata Fernanda, do 5º ano A, da escola Maria Zara.
As atividades de produção de texto estão sendo compiladas em um Blog, que está sendo criado pela turma após o estudo do gênero reportagem e servirá para publicar entrevistas sobre a história do bairro onde está situada a escola.
A turma também realiza um projeto de leitura, cujo produto foi a criação de uma biblioteca virtual, na qual os alunos podem reler os livros lidos na sala de aula ou fazer a leitura de outros livros que se interessarem. A biblioteca digital contém obras como: O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint Exupery), O Menino do Dedo Verde (de Maurice Druon), O Menino Maluquinho (do Ziraldo), Chapeuzinhos Coloridos, Zeca Zangado, A chave do Tamanho (de Monteiro Lobato),
O reizinho mandão (de Ruth Rocha), A História da Matemática (do Maurício de Souza), entre outras. No link: https://bit.ly/biblioteca5ano pode ser encontrada a biblioteca virtual.
O professor Germano ressalta que “como professor, nossa tarefa é incentivar os alunos e aproveitar todo este potencial para desenvolver outras habilidades que necessitam de mediação e planejamento especializado. Para isso, realizamos diariamente a leitura de livros e textos de acordo com o gênero textual que estudamos a cada bimestre”.
A diretora da escola, Clarice Dias França Santos, considera muito positivas as práticas educativas que envolvem tecnologias e enfatiza que. “A sociedade atual, cada vez mais, nos impele a adquirir conhecimentos que envolvam as tecnologias digitais e a escola também pode colaborar e oferecer estratégias diferenciadas que preparem os educandos para novos contextos sociais”.