Prefeitura de Ilhabela realiza primeira edição de workshop de atuação
Curso será ministrado nos dias 22, 23 e 29 de agosto, das 18h às 22h no espaço cultural Pés no Chão
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), promove a primeira edição do Workshop de Atuação de Ilhabela, nos dias 22, 23 e 29 de agosto, das 18h às 22h no espaço cultural Pés no Chão, com o diretor e ator Caio D’Aguilar.
O curso será gratuito e os encontros teóricos e práticos para a criação de cenas com textos a partir de Dramaturgias Clássicas e Contemporâneas da história do teatro, como campo para o entendimento da palavra e performatividade numa mostra que contemple autores diferentes, gerando repertórios para a composição cênica e poética do ator.
Haverá exercícios de expressão corporal e vocal como treino cênico, para o auto aprimoramento do intérprete. Usando de referências técnicas de linhas diversas da arte e grupos de teatro, experiência do facilitador que possui passagens por diferentes Cias de Teatro, além das vivências em cursos de Dança Butoh, Moderna, Contemporânea, Afro e Urbana, como ferramentas de linguagens diversificadas que contribuam para a exploração e criação da auto expressão artística.
Incluso também “a fala”, como estudo e interpretação das obras literárias e teatrais para que criem deslocamentos, partituras poéticas, performances, exercitando o imaginário do intérprete, ampliando a percepção, ativadas pelo contato com obras, textos Clássicos e Contemporâneos indicados previamente como exercício, colocando o intérprete no lugar de entendimento e conhecimento de autores diversos e tendo “a palavra” como definidor da arte do teatro que compõem e contempla em si todas as outras áreas da arte, como a arte mais completa.
Cada atuante deve trazer um trecho decorado individualmente de um texto selecionado dos autores sugeridos abaixo e que não ultrapassem cinco minutos de cena, sendo eles: Sófocles, Gianfrancesco Guarniere, Garcia Lorca, Nelson Rodrigues, Plinio Marcos, Harold Pinter, Shakespeare, Maria Firmina dos Reis, Jean Genet, James Baldwin, Luiz Gama, Sarah Kane, Paul Beatty, Ésquilo, Aristófanes, Alice Walker, Antonin Artaud, Jorge Amado, Machado de Assis, Luís Fernando Veríssimo, Érico Veríssimo, Ângela Davis, Edgar Alan Poe, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Virgina Wolf.
No dia 30 ocorrerá o último encontro, onde será realizado uma mostra de cenas criadas durante o processo, em uma apresentação para o público em geral com entrada gratuita, com início às 20h30.
Inscrições
Precisam ser realizadas antecipadamente através do e-mail: caioconectado@gmail.com Informando: Idade, área que atua e número de telefone para ser adicionado ao grupo de Whatsapp.
Caio D’Aguilar
Ator e Diretor natural de São Sebastião, onde se formou e deu aulas pelas Oficinas Culturais, também em Caraguatatuba e Ilha Bela, além de criar grupos de teatro independentes, aulas como voluntário em projetos sociais diversos nas cidades do Litoral Norte.
Em São Paulo atuou e fez oficinas nas Cias – Teatro Oficina Uzyna Uzona de Zé Celso, Teatro da Vertigem de Antônio Araújo, Cia Club Noir de Juliana Galdino e Roberto Alvim. Fez Whorkshops diversos de teatro com destaque para o Grupo Linving Theatre de New York. Também possui experiências pelas oficinas feitas em Danças Urbanas com Ivô Alcantara, Técnica de Mercê Cunigahn com Gícia Amorim e Dança Afro com Tainara Cerqueira. Além das aulas de Dramaturgia e História do Teatro.
Serviço: O Espaço Cultural Pés no Chão está localizado na rua Macapá, nº 72, na Barra Velha.